Folha de S. Paulo


'Cenário é devastador', diz Alckmin em cidade atingida por tornado

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) visitou na tarde desta segunda-feira a cidade de Taquarituba (a 328 km de São Paulo), atingida por um tornado, ontem (22), e afirmou que o cenário é devastador. O tornado deixou dois mortos e outras 64 pessoas feridas.

"O governo colocará os recursos do orçamento do Estado à disposição. A primeira tarefa é socorrer as vítimas, com remédio, hospitais, cirurgias, kits de higiene e roupas, por isso, a Defesa Civil está aqui desde ontem. A outra tarefa é reconstruir a cidade começando pelos domicílios", disse Alckmin.

Tornado deixa centro de Taquarituba destruído

O governador esteve no distrito industrial da cidade, um dos mais atingidos. "Se tivesse acontecido em um dia útil poderia ser ainda pior. O cenário é devastador. (...) Foram ventos de mais de 100 km/h", disse ele. Ao menos 38 empresas da região foram atingidas, segundo o prefeito Miderson Zanello (PSDB)

Ao todo, levantamento dos bombeiros aponta que cerca de 250 casas e estabelecimentos comerciais foram parcialmente destruídos. O vento derrubou árvores, postes e até silos agrícolas.

"O barulho foi indescritível. O vento levou todo o telhado da minha casa. Passou devastando tudo. Deixou essa cena de guerra", afirmou o cabo da Polícia Militar César Filho, que mora do Jardim Dona Carmélia e estava em casa na hora do tornado.

Fotos e vídeos publicados em redes sociais mostram que a cobertura do terminal rodoviário de Taquarituba foi arrancada pelo vento. A estrutura de um posto de gasolina localizado no distrito industrial da cidade também desabou.

Os mortos foram identificados como Jamil Francisco da Silva, 54, motorista de um ônibus que tombou com o vento enquanto trafegava pela rodovia SP-255, e um jovem que estava no ginásio poliesportivo da cidade, Edson Matheus Pereira, 21. A cobertura da quadra veio abaixo durante a tempestade.

Vídeo

REDEMOINHO

O evento extremo, um redemoinho que se forma e suga para o alto tudo o que encontra pela frente, ocorreu às 15h45, segundo registros da Defesa Civil do Estado.

Desde sexta-feira, a Somar Meteorologia previa que fortes tempestades atingiriam a parte sul de São Paulo.

A chance de um tornado ocorrer aumenta bastante quando uma frente fria chega, fato que ocorreu ontem.

A diferença de temperatura entre o ar frio em deslocamento e o ar quente pode formar a coluna de vento.

Nenhuma estação meteorológica da área conseguiu aferir a velocidade do vento, segundo os meteorologistas da Somar. Mas ela pode ter passado dos 200 km/h.

Os tornados costumam durar poucos minutos. Atingem a largura de um a dois quarteirões, mas podem deslocar-se pelo terreno, o que aumenta seu poder de destruição.

Apesar de ser um assunto controverso no meio científico, estudos recentes mostram que a incidência de tornados em algumas áreas do Brasil, caso do interior de São Paulo, tem sido frequente.


Endereço da página:

Links no texto: