Folha de S. Paulo


Tornado deixa centro de Taquarituba destruído; prefeito decreta calamidade

O tornado que atingiu a cidade de Taquarituba (328 km a oeste de São Paulo), no domingo (22), destruiu quase completamente o centro da cidade e outros dois bairros --Jardim Dona Carmélia e Parque Industrial. A prefeitura afirma que ao menos duas pessoas morreram, cem estão desabrigadas e 64 ficaram feridas devido aos fortes ventos.

De acordo com o Corpo de Bombeiros de Avaré, o fenômeno ocorreu por volta das 14h30 e durou cerca de cinco minutos, o suficiente para deixar a cidade sem luz e sem linhas telefônicas. Os serviços só foram parcialmente restabelecidos no início da noite de ontem.

O prefeito Miderson Zanello (PSDB) decretou estado de calamidade pública e está pedindo recursos para os governos federal e estadual. "Vamos também tentar cobrir parte dos danos de particulares", disse hoje pela manhã. Segundo ele, o prejuízo está na casa dos milhões de reais.

No Parque Industrial, 38 empresas foram atingidas. "A maior parte sofreu danos sérios", disse o prefeito.

Em um levantamento prévio, os bombeiros verificaram que cerca de 250 casas e estabelecimentos comerciais foram parcialmente destruídos. O vento derrubou árvores, postes e até silos agrícolas.

Os mortos são Jamil Francisco da Silva, 54, motorista de um ônibus que tombou com o vento enquanto trafegava pela rodovia SP-255 e um jovem que estava no ginásio poliesportivo da cidade, Edson Matheus Pereira, 21. A cobertura da quadra veio abaixo durante a tempestade.

"O barulho foi indescritível. O vento levou todo o telhado da minha casa. Passou devastando tudo. Deixou essa cena de guerra", afirmou o cabo da Polícia Militar César Filho, que mora do Jardim Dona Carmélia e estava em casa na hora do tornado.

Fotos e vídeos publicados em redes sociais mostram que a cobertura do terminal rodoviário de Taquarituba foi arrancada pelo vento. A estrutura de um posto de gasolina localizado no distrito industrial da cidade também desabou.

Os bombeiros de Avaré chegaram ao local por volta das 16h --o quartel fica a 80 km do centro de Taquarituba. As vítimas foram socorridas por ambulâncias da região e levadas para a Santa Casa do município.

Torres de energia e de telefonia foram derrubadas, e parte da cidade permanecia sem luz na noite de domingo.

Vídeo

REDEMOINHO

O evento extremo, um redemoinho que se forma e suga para o alto tudo o que encontra pela frente, ocorreu às 15h45, segundo registros da Defesa Civil do Estado.

Desde sexta-feira, a Somar Meteorologia previa que fortes tempestades atingiriam a parte sul de São Paulo.

A chance de um tornado ocorrer aumenta bastante quando uma frente fria chega, fato que ocorreu ontem.

A diferença de temperatura entre o ar frio em deslocamento e o ar quente pode formar a coluna de vento.

Nenhuma estação meteorológica da área conseguiu aferir a velocidade do vento, segundo os meteorologistas da Somar. Mas ela pode ter passado dos 200 km/h.

Os tornados costumam durar poucos minutos. Atingem a largura de um a dois quarteirões, mas podem deslocar-se pelo terreno, o que aumenta seu poder de destruição.

Apesar de ser um assunto controverso no meio científico, estudos recentes mostram que a incidência de tornados em algumas áreas do Brasil, caso do interior de São Paulo, tem sido frequente.


Endereço da página:

Links no texto: