Folha de S. Paulo


Pancadas de chuva voltam e SP entra em estado de atenção

Pancadas de chuva voltaram a atingir São Paulo e todas as regiões da cidade entraram em estado de atenção para alagamentos às 22h15.

O monitoramento é feito pelo CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da prefeitura.

A escala do órgão passa por observação (condições normais), atenção (possibilidade de alagamentos), alerta (transbordamento de rios e córregos) e alerta máximo (estado de calamidade pública).

De acordo com o centro, a precipitação é mais forte entre os bairros de Perus, Pirituba, Jaraguá e Freguesia do Ó (zona norte), assim como em boa parte da zona oeste e trechos da zona sul, entre Campo Limpo, M'Boi Mirim e imediações.

No restante da cidade a precipitação é moderada. Apesar da chuva, não havia nenhum ponto de alagamento no horário.

As chuvas deste domingo provocaram panes em semáforos de 16 cruzamentos. Às 22h30, sete aparelhos ainda estavam desligados ou em amarelo piscante.

Segundo o CGE, a chuva é causada por áreas de instabilidade que se formaram no interior e se deslocaram no início da noite para a Grande São Paulo.

Mas a chuva deve passar rapidamente pela cidade e seguir para os municípios do ABC Paulista, perdendo intensidade gradualmente. Há potencial para rajadas de vento e eventual queda de granizo.

A previsão do centro aponta que na segunda-feira o tempo segue nublado e com chuvas, alternando com períodos de melhoria ao longo do dia.

As temperaturas devem variar entre mínimas de 16º C e máximas que não devem superar os 20º C.


Endereço da página:

Links no texto: