Folha de S. Paulo


SP amanhece com centro fechado para carros

As ruas do centro histórico de São Paulo estão fechadas para carros neste domingo (22). Desde às 7h até as 17h, os veículos estão impedidos de acessar o interior da chamada Rótula Central, área delimitada pelas avenidas Ipiranga, São Luís, Rangel Pestana, Mercúrio e Senador Queiroz, entre outras.

Trata-se da ação da Prefeitura de São Paulo para celebrar o Dia Mundial Sem Carro. Agentes de trânsito orientam os condutores sobre a restrição, mas, no entanto, não os impedem de prosseguir a viagem caso queiram entrar na área.

Paulistanos revelam como transitar de bike, skate ou patinete
Análise: Dia Sem Carro estimula reflexão sobre mobilidade

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) pretende aplicar uma multa simbólica aos motoristas que desrespeitarem a restrição à circulação de automóveis na região central neste domingo.

Na multa, além da placa do carro e do local da "infração", haverá a frase "Isto não é uma multa e sim um lembrete: esta área está restrita à circulação de automóveis em comemoração ao Dia Mundial Sem Carro".

Divulgação/CET
Modelo de multa simbólica que será aplicada no Dia Mundial Sem Carro a quem trafegar de automóvel pela região central
Modelo de multa simbólica que será aplicada no Dia Mundial Sem Carro a quem trafegar de automóvel pela região central de SP

Estão sendo distribuídas cartas e panfletos nos prédios e estacionamentos do centro para alertar sobre as restrições. Além disso, foram instaladas 80 faixas nos acessos à região.

Segundo a prefeitura, a intenção da medida é demonstrar "como ficaria o centro da cidade caso os veículos particulares não circulassem". O objetivo é debater o uso do carro e incentivar o transporte público e meios alternativos.

Os ônibus, táxis e carros de moradores da área de restrição serão liberados para circular. Segundo a prefeitura, a frota de ônibus será reforçada --terá 65% do total. Em domingos comuns, a frota que circula é de 50%.

Editoria de Arte/Folhapress

A medida da gestão Fernando Haddad (PT) é a primeira restrição adotada no Dia Mundial Sem Carro após ações tímidas nos últimos anos, como a realização de campanhas e a criação de faixas de carona solidária. É a primeira vez, porém, que a data cai em um domingo.

O evento foi criado na França em 1998 e se espalhou pela Europa. Em São Paulo, é realizado desde 2003, mas só entrou no calendário oficial em novembro de 2009.

OUTROS LOCAIS

Além do Dia Mundial Sem Carro, neste fim de semana ocorre a Virada Esportiva.

No entorno do parque Ibirapuera, na zona sul, há bloqueios para a realização da 21ª Maratona de Revezamento da Cidade de São Paulo.

Foi bloqueada a avenida Pedro Álvares Cabral, tanto no sentido Pinheiros quanto no sentido Vila Mariana, e também a avenida Rubem Berta, desde o complexo viário João Jorge Saad até a região do viaduto Árabe Síria, nos dois sentidos.

Os carros também estão impedidos de estacionar dentro do parque.


Endereço da página:

Links no texto: