Folha de S. Paulo


Tradicional cantina Gigetto mudará para novo endereço em SP

A cantina Gigetto, tradicional restaurante no centro de São Paulo, está de mudança.

O prédio, que ocupava até o domingo passado o número 63 da rua Avanhandava, foi solicitado pela prefeitura para abrigar moradias populares.

No próximo mês, ainda sem data definida, o restaurante reabrirá as portas na rua 13 de Maio, 686, a menos de 2 km do último local. A via, também no centro, já abriga outros famosos restaurantes italianos de São Paulo.

Apu Gomes/Folhapress
Imóvel na rua 13 de Maio, no centro de São Paulo, que será o novo endereço do restaurante italiano Gigetto
Imóvel na rua 13 de Maio, no centro de São Paulo, que será o novo endereço do restaurante italiano Gigetto

"Encaramos a mudança de forma positiva, como forma de dar novos ares ao restaurante", explica Ana Paula Lenci, casada com um dos neto de José Enrico Lenci, um dos criadores da cantina.

Além do endereço, o cardápio deve sofrer leves mudanças. "Vamos introduzir alguns pratos novos, mas os clássicos continuam", diz.

Essa não é a primeira vez que o restaurante é transferido. Quando inaugurado, em 1938, ficava na esquina entre a rua dos Timbiras e a avenida Rio Branco. Em 1949, foi para a rua Nestor Pestana. Dali migrou para a Avanhandava, onde ficou por 44 anos.

Lenci diz que alguns clientes são tão assíduos que passaram a dar nomes às mesas, mesmo quando não estão lá. "Essa água é para a mesa do seu Antônio", dizem os garçons uns aos outros para indicar onde servir a bebida.

E quando um habitué resolve fazer outro programa, liga antes para a cantina: "Pode liberar a minha mesa para outra pessoa que hoje eu não vou".

Para Lenci, o Gigetto tem "alma própria". "As pessoas sempre têm uma história que aconteceu aqui e que se recordam com carinho", diz.


Endereço da página: