Folha de S. Paulo


Médicos cubanos são recebidos com forró no interior de PE

Os médicos cubanos Alberto Vicente, 43, e Teresa Rosales, 47, foram recebidos em Brejo da Madre de Deus (PE) com fogos de artifício e trio de forró pé-de-serra no início da tarde deste sábado (21).

O casal está em sua segunda missão internacional --já esteve junto a trabalho na Venezuela. O município do interior de Pernambuco tem dez postos de saúde da família, mas em apenas dois há médicos.

Logo que chegaram a um dos restaurantes mais tradicionais da cidade do agreste pernambucano, encontraram uma faixa de boas-vindas com os símbolos da prefeitura e do programa Mais Médicos, do governo federal.

Bernardo Dantas/Folhapress
O casal de médicos cubanos Alberto Vicente e Teresa Rosales dançam forró em recepção em Brejo da Madre de Deus (PE).
O casal de médicos cubanos Alberto Vicente e Teresa Rosales dançam forró em recepção em Brejo da Madre de Deus (PE).

Um trio de forró tocou clássicos de Luiz Gonzaga e o casal aprendeu os primeiros passos do ritmo.

Até a secretária de Saúde do município, Lúcia Santos, cantou para os médicos, que atenderão num distrito de Brejo da Madre de Deus pelos próximos três anos. Teresa emocionou-se com a recepção.

Antes de o almoço --carne de sol e galinha capoeira (galinha caipira)-- ser servido, os médicos aprenderam a pronúncia de alguns alimentos brasileiros, como feijão.

Teresa e Alberto se disseram surpreendidos pela recepção festiva. "Não esperávamos tanto. Está ótimo", disse a médica enquanto visitava o parque de esculturas do município.

Neste fim de semana, o casal terá programação turística. Após o almoço, conhecerão o parque de esculturas da cidade. À noite, serão recebidos em um jantar na casa da secretária.

O prefeito Roberto Asfora (PSDB) não participou da recepção porque está no encontro regional de seu partido, em Maceió (AL).

CASAL

A Secretaria de Saúde de Brejo da Madre de Deus sabia que receberia dois dos oito médicos que solicitou ao governo federal, mas só soube que se tratava de um casal quando informada pela Folha, no início da semana.

Para não separar Alberto e Teresa, a secretária resolveu colocar ambos para trabalhar em postos do distrito de São Domingos. Eles também viverão na mesma casa. A prefeitura havia alugado dois imóveis para acomodar os profissionais.

Nesta primeira semana, eles ficarão acomodados em uma pousada para que possam conhecer a estrutura de saúde da sede do município.

Como os registros profissionais ainda não foram emitidos pelo Cremepe (Conselho Regional de Medicina de Pernambuco), o casal ainda não poderá atender na segunda-feira (23).

Até que a documentação seja entregue --o que o Cremepe promete fazer até o final da semana--, eles farão apenas trabalhos de grupo com a comunidade.


Endereço da página: