Folha de S. Paulo


Estudante é morto em festa dentro da Unicamp em Campinas (SP)

Um estudante universitário foi morto, na madrugada deste sábado (21), em uma festa dentro do campus da Unicamp, em Campinas (98 km de São Paulo).

Denis Papa Casagrande, 21, aluno do curso de engenharia e controle de automação, se envolveu em uma briga generalizada e foi esfaqueado.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, um atendente de 20 anos também ficou ferido na ocorrência. Ele foi levado ao Hospital de Clínicas da Unicamp, onde permanece internado.

Denis, no entanto, não resistiu aos ferimentos e morreu no centro médico.

O homicídio foi registrado por volta das 4h da manhã. O velório do corpo do estudante será realizado a partir das 16h deste sábado no cemitério Parque da Ressurreição, em Piracicaba. O sepultamento deve ocorrer na manhã de domingo (22).

Reprodução/Facebook
O estudante Denis Casagrande foi morto, neste sábado (21), em uma festa dentro do campus da Unicamp, em Campinas (SP)
O estudante Denis Casagrande foi morto, neste sábado (21), em uma festa dentro do campus da Unicamp, em Campinas (SP)

Segundo a universidade, a festa dentro do campus não estava autorizada e a instituição irá apurar as circunstâncias do fato e identificar os responsáveis pelo evento.

Em nota, a Unicamp informou que consta nos registros da vigilância interna que, por volta das 23h dessa sexta-feira (20), o campus foi invadido pelos participantes da festa, que "avançaram com seus carros sobre as barreiras colocadas nas portarias 1 e 4 e sobre os vigilantes que tentaram barrar sua passagem".

A universidade disse ainda que pediu apoio à Polícia Militar e à Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), mas as solicitações não foram atendidas "apesar da insistência das equipes de vigilância da instituição".

A ocorrência foi atendida pela Guarda Municipal de Campinas. Após o crime, policiais do setor de homicídios da Polícia Civil, bem como peritos, estiveram no local.

A festa de ontem ocorreu dentro do campus, no teatro de arena da Unicamp. Segundo um amigo que morava com Casagrande, um grupo de jovens o atacou e "bateram até com um skate", disse o rapaz, que pediu para não ser identificado.

Cerca de 20 amigos foram defendê-lo e causaram a fuga do grupo. Um dos agressores, porém, ainda foi agredido até a chegada da polícia por amigos de Casagrande, que chegou a ser atendido pelo Samu no local, mas não resistiu.

Segundo um aluno de engenharia da Unicamp, que também pediu para não ser identificado, festas como a de sexta-feira ocorrem semanalmente na universidade. O evento de ontem, disse ele, foi organizado pela rádio Muda, veículo independente dirigido por alunos da universidade que usa as festas para arrecadar fundos.

A Unicamp não permite e não é avisada formalmente sobre essas festas, mas as tolera, disse o aluno. Nesses dias, a universidade impede a entrada de carros, mas qualquer pessoa a pé --aluno ou não-- consegue acessar a universidade sem dificuldades.

Em 2009, Conselho Universitário da Unicamp aprovou, em 2009, uma deliberação determinando que a realização de festas no campus depende de autorização prévia. Quem descumpre as normas, segundo a instituição, está sujeito a penalidades disciplinares.

Disse ainda que "não apoia" e "não tem participação" na rádio em questão, que disse operar "de forma clandestina e ilegal" no campus, sendo alvo de investigação do Ministério Público Federal.


Endereço da página: