Folha de S. Paulo


Idosos assaltam apartamento na região de Perdizes, em SP

Morador de um prédio em Perdizes, na zona oeste de São Paulo, o designer Luiz Carvalho, 27, teve três grandes surpresas no último sábado ao retornar para casa no final da tarde.

A primeira foi perceber que seu apartamento havia sido vítima de furto, do qual levaram dois notebooks, um HD externo, um iPod e roupas, entre outros objetos.

A segunda, e mais chocante, foi saber que os ladrões eram dois idosos. Um deles, careca; outro, de cabelos brancos --ambos com passos lentos para subir escadas.

A descoberta ocorreu após Carvalho assistir as imagens das câmeras de segurança.

"Não acreditei quando vi homens de idade carregando minhas roupas em cabides e andando com minha mochila pelas escadarias."

Reprodução
Idosos são flagrados por câmera após furtarem apartamento em Perdizes, área nobre da zona oeste de São Paulo
Idosos são flagrados por câmera após furtarem apartamento em Perdizes, área nobre da zona oeste de São Paulo

De acordo com os vídeos, os dois ficaram dentro do prédio por aproximadamente uma hora. Usaram uma chave micha para abrir a porta do local. A ação no apartamento durou cerca de 20 minutos.

A terceira surpresa do designer foi verificar que a dupla chegou a furtar algumas coisas de baixo valor, mas ignorou outras mais valiosas.

Os idosos também carregaram, por exemplo, dois lápis de cor, três camisas, um talco para pés, perfumes e uma máquina fotográfica antiga do Mickey.

Um dos suspeitos estava de camisa social e terno. O outro, de bermuda e chinelo. Nenhum vivia no edifício.

Além das imagens internas, os idosos também foram flagrados por uma câmera de segurança de uma loja na mesmo mesmo bairro onde o crime ocorreu. Ela mostra os dois homens fugindo em um veículo utilitário de luxo.

Para Carvalho, os idosos tiveram facilidade para agir porque não levantaram suspeitas enquanto estiveram no local. "Eles pareciam parentes de moradores. Se tivesse encontrado com eles na escada eu os teria ajudado a carregar algumas coisas", disse.

Segundo policiais, um dos idosos tentou invadir outro prédio, na rua Cotoxó. Entretanto, só conseguiu passar pelo primeiro portão do edifício. Ao ficar preso na porta de acesso, furtou a câmera de segurança e fugiu.

O prédio da década de 1950 onde o designer mora não tem porteiro nem câmeras apontadas para a rua. Mas, para reforçar a segurança após o crime, foi trocada a fechadura da entrada principal.

A decisão foi tomada porque os bandidos também levaram as chaves da vítima, inclusive as do carro dele.

Até ontem à noite, os dois idosos não tinham sido identificados pela polícia.


Endereço da página: