Folha de S. Paulo


Bope localiza acampamento usado por traficantes em mata no Rio

Policiais do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) encontraram um acampamento que seria usado por traficantes na mata localizada entre o morro da Covanca, na zona oeste, e o morro do Dezoito, na zona norte do Rio.

De acordo com o relações-públicas do Bope, Major Ivan Blaz, o local era estratégico, pois dele os criminosos tinham fácil acesso a comunidades dos bairros de Jacarepaguá e Praça Seca (zona oeste) e de Água Santa e Méier (zona norte).

PM do Bope e outras duas pessoas morrem durante operação no Rio

A operação do Bope no morro da Covanca teve início pela manhã, quando cerca de 300 policiais militares trocaram tiros com os criminosos na mata. No tiroteio, o subtenente Marco Antonio Gripp, 47, foi atingido por um disparo e morreu. Ele tinha 27 anos de serviço na Polícia Militar e estava há 11 no Bope.

Além dele, o traficante Claudino dos Santos Coelho, conhecido como "Xuxa" foi morto. Ele era um dos condenados pela morte do jornalista Tim Lopes. Segundo o Bope, ele seria o segundo homem na hierarquia do tráfico do Conjunto de Favelas do Lins, na zona norte.

Uma outra pessoa foi morta na troca de tiros, mas não foi identificada. Na mesma ação, dois policiais militares foram baleados, mas não correm risco de morte.

De acordo com o assessor do Bope, cerca de 60 criminosos teriam ocupado esse acampamento encontrado ontem após investidas policiais no complexo do Lins, na zona norte. Acuados, os traficantes teriam se alojado na mata após a fuga de alguns criminosos do mesmo grupo do Complexo Penitenciário de Gericinó, em fevereiro deste ano.

"Acreditamos que eles [traficantes] tenham treinamento militar, pelo posicionamento na mata e uso de logística. Acreditamos que a intenção desses criminosos é criar um novo complexo de venda de drogas ao unir essas comunidades, por isso as operações nessa região irão continuar", disse o oficial.

A operação do Bope ocorre dias após a divulgação, em uma rede social, de uma foto onde 28 pessoas aparecem armadas com fuzis. Segundo a assessoria do Bope, PMs fazem operações na região há cerca de dois meses devido à fuga de detentos do presídio Vicente Piragibe, em Bangu, que teriam se escondido na região.

Até o momento foram apreendidos dois fuzis, 70 carregadores para fuzis de diferentes calibres, uma granada de luz e cerca de 200 munições para pistolas e fuzis. Além disso foram apreendidas uma pistola 9 mm, seis motos, um carro e tabletes de maconha. Dois supostos traficantes foram presos.


Endereço da página:

Links no texto: