Folha de S. Paulo


Após ataques, PE planeja usar tela de proteção contra tubarões

O governo de Pernambuco pretende testar uma tela de proteção para evitar que tubarões se aproximem de áreas de banho na praia de Boa Viagem, no zona sul do Recife.

A empresa que produzirá a tela a ser testada será escolhida por licitação. O edital será elaborado na semana que vem e os testes devem começar somente em 2014.

A medida atende a uma recomendação do Ministério Público de Pernambuco, que chegou a sugerir a interdição de praias para banho após a turista paulista Bruna Gobbi, 18, ser morta em julho deste ano em decorrência de um ataque de tubarão na praia de Boa Viagem.

Desde 1992, 59 pessoas foram atacadas por tubarões na Grande Recife e 24 delas morreram, segundo o Cemit (Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões).

As telas de proteção não seriam permanentes. A intenção é instalá-las e removê-las em intervalos de tempo que ainda serão definidos.

A principal condição imposta pelo Cemit é que a rede não prejudique a vida marinha na região. O comitê, formado por representantes de universidades, de organizações ambientais e do governo, é contrário ao uso de telas, mas permitirá os testes para atender à recomendação da Promotoria.

Guga Matos - 22.jul.12/JC Imagem/Folhapress
Sinalização alerta turistas para o risco de aproximação de tubarões na praia de Boa Viagem, em Recife
Sinalização alerta turistas para o risco de aproximação de tubarões na praia de Boa Viagem, em Recife

"O Cemit não é a favor. Não temos intenção de capturar tubarão. Condição 'sine qua non' é que [a tela a ser testada] não pode pescar nada", disse a presidente do Cemit, Rosângela Lessa.

Hoje o Cemit recebe cerca de R$ 1,5 milhão por ano do governo do Estado para capturar tubarões próximo ao litoral e soltá-los, devidamente monitorados, em alto mar.

O ataque à jovem aconteceu durante um período em que o trabalho estava suspenso devido à interrupção do financiamento estadual, retomado logo após o episódio.

Países como Austrália e África do Sul já usam redes losangulares para evitar tubarões. Porém, o modelo usado nesses países é, segundo o Cemit, nocivo aos animais.

No Recife, o mais provável é que se faça uma adaptação do modelo utilizado em Hong Kong. Lá, a tela é quadrada.


Endereço da página:

Links no texto: