Folha de S. Paulo


SP vai banir carro em ao menos 60 vias neste final de semana

Ao menos 60 vias do centro expandido de São Paulo serão interditadas pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), neste final de semana, para a realização da Virada Esportiva e da Mobilidade, na capital. A zona sul e o centro serão as duas regiões onde haverão os principais bloqueios.

O viaduto do Chá, no centro da cidade, será totalmente interditado entre as 16h e as 23h59 deste sábado (21). Segundo a CET, serão feitos desvios em ruas próximas ao local, como a rua Líbero Badaró, largo de São Francisco e rua Riachuelo.

No vale do Anhangabaú e na praça do Patriarca, das 9h de sábado às 18h de domingo, será montada uma arena para esportes radicais e as ruas do entorno serão parcialmente bloqueadas para a montagem de estruturas e movimentação de público e veículos.

No domingo, a Prefeitura de São Paulo vai fechar a região do centro histórico à circulação de automóveis devido à Semana da Mobilidade, em comemoração ao Dia Mundial Sem Carro. Os veículos serão impedidos de acessar o interior da chamada Rótula Central, área delimitada pelas avenidas Ipiranga, São Luís, Rangel Pestana, Mercúrio e Senador Queiroz, entre outras.

A restrição vai vigorar apenas no domingo, das 7h às 17h, e não serão aplicadas multas. Somente carros de moradores da região e ônibus que servem o centro serão autorizados a passar.

Segundo o secretário Jilmar Tatto, os estacionamentos dentro do Parque Ibirapuera também estarão fechados neste domingo por conta do Dia Mundial Sem Carros.

Cerca de 40 coletivos também prometem bloquear a avenida Paulista no próximo domingo em uma ação batizada de "Se a Paulista Fosse Minha". A iniciativa que pretende levar diversas atividades para a via, está marcada para começar as 10h em frente ao Masp.

Em um evento criado no Facebook, cerca de 3 mil pessoas confirmaram a participação na iniciativa.

Editoria de Arte/Folhapress

MARATONA

No domingo haverá desvios na região do Ibirapuera para a realização da 21ª Maratona de Revezamento da Cidade de São Paulo. Os bloqueios acontecerão da 0h às 13h de domingo (22).

Será bloqueada a avenida Pedro Álvares Cabral, tanto no sentido Pinheiros quanto no sentido Vila Mariana, e também a avenida Rubem Berta, desde o complexo viário João Jorge Saad até a região do viaduto Árabe Síria, tanto para quem vai ao aeroporto de Congonhas quanto para quem segue no sentido centro.

No total, a companhia deve contar com 210 operadores de tráfego e utilizar 100 cavaletes, 20 contes, 250 metros de gradil metálico e 4 faixas de orientação no locais onde acontecerão os eventos. O objetivo dos bloqueios, segundo a CET, é garantir a segurança e a fluidez do tráfego durante o evento.

A CET recomenta uso preferencial do transporte público, pois a oferta de vagas de estacionamento nas via próximas aos locais onde acontecerão eventos será limitada.

FORA DO CENTRO EXPANDIDO

Na zona leste, segundo a CET, haverá bloqueio total da rua Eleonora Cintra entre as 7h e 9h de domingo (22) devido a corrida de pedestres. A companhia ainda deve fazer interdições parciais próximo ao parque do Trabalhador para a montagem de estruturas e movimentação de público e veículos.

Na avenida Robert Kennedy, na zona sul, os agentes farão o monitoramento da via e interdições parciais das 8h às 18h no sábado (21) e no domingo (22).

Em Pirituba, na zona norte, haverá bloqueio parcial entre a avenida Mutinga, 951, e a praça Alcebíades de Souza, das 9h às 11h de domingo. Outras ruas do bairro também serão parcialmente interditadas para a realização de um passeio ciclístico.

Mais detalhes podem ser consultados pelo site da CET

Confira aqui os principais eventos da Virada Esportiva

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: