Folha de S. Paulo


Av. Tiradentes e túnel Anhangabaú terão faixas de ônibus a partir de 2ª

A Prefeitura de São Paulo vai inaugurar na próxima segunda-feira (23), mais 20,4 km de faixas exclusivas para os ônibus. De acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a pista destinada aos coletivos será ampliada em 1,5 km no corredor norte-sul. Agora, o corredor terá ao todo 28,7 km de faixa destinada ao transporte público.

A partir do dia 23, a avenida Tiradentes, a rua Brigadeiro Tobias, a avenida Casper Líbero e o túnel Anhangabaú terão a faixa exclusiva, no sentido aeroporto. Ao todo, serão mais 1,5 km instalados no local.

Os ônibus poderão utilizar exclusivamente a faixa de segunda a sexta-feira das 6h às 22h, e aos sábados, das 6h às 14h.

De acordo com a CET, na avenida Tiradentes a faixa estará instalada entre a rua São Caetano e a rua Mauá, do lado esquerdo da via. Já na Brigadeiro Tobias, será entre a rua Brigadeiro Tobias, entre a rua Mauá e a rua Capitão Mor Jerônimo Leitão.

Na avenida Casper Líbero, entre a rua Washington Luís e a praça Alfredo Issa, a faixa de ônibus também estará do lado esquerdo da via. Somente no túnel Papa João Paulo II que a faixa ficará na faixa da direita da pista.

A ideia da prefeitura é dar prioridade e mais agilidade ao transporte público. Segundo a gestão Fernando Haddad (PT), a malha de faixas exclusivas chegará a 190,2 km até o final do ano. A intenção da administração é chegar ao final de 2013 com 220 km de faixas exclusivas consolidadas.

O motorista que invadir a faixa exclusiva à direita de ônibus pode perder três pontos na carteira de habilitação e ainda receber multa de R$ 53,20. O motorista que invade os corredores de ônibus pode levar multa de R$ 127,69 e ainda perder cinco pontos na carteira por cometer a infração, considerada grave.

BENEFICIADOS

Segundo a CET, pela rua Brigadeiro Tobias circulam 12 linhas de ônibus, transportando 47.147 passageiros em um dia útil, com frequência média de 40 ônibus/hora. Já pela avenida Casper Líbero passam 15 linhas de ônibus transportando 63.408 passageiros por dia útil, com frequência média de 47 ônibus por hora.

Já no sentido aeroporto do túnel do Anhangabaú, diz a CET, circulam 13 linhas de ônibus com 149.025 passageiros transportados em um dia útil e frequência de 83 ônibus/hora.


Endereço da página: