A maioria da população de São Paulo apoia as novas faixas exclusivas de ônibus criados pela gestão do prefeito Fernando Haddad (PT), revela pesquisa Datafolha.
A aprovação se dá mesmo entre um grupo potencialmente crítico à medida: as pessoas que usam carro -que, com os corredores, ficaram com uma faixa a menos disponível para circular.
Faixa do corredor norte-sul tem um ônibus a cada 40 segundos
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O levantamento constatou que 88% dos entrevistados são favoráveis às faixas exclusivas. Entre quem usa mais o carro, o aval foi de 77% -embora apenas um terço da população passe de carro por essas faixas exclusivas.
Feita na última quarta-feira, a pesquisa fez 832 entrevistas na cidade de São Paulo. A margem de erro é de três pontos percentuais.
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As faixas exclusivas de ônibus são a primeira marca visível da gestão Haddad desde que o prefeito assumiu o cargo, em janeiro deste ano.
De acordo com a Prefeitura de São Paulo, a cidade tem atualmente 169,8 km de faixas exclusivas. A meta é chegar a 220 km até dezembro.
APOIO
Quem mais aprova as novas faixas são os usuários de metrô (90%) e ônibus (91%).
Uma explicação está no fato de a velocidade média dos ônibus nos lugares onde há faixas exclusivas ter aumentado -cerca de 30%, de acordo com a prefeitura.
Dos entrevistados que se disseram contrários às faixas, a maior parcela está entre os usuários de automóvel: 20%. Passageiros de ônibus e metrô são 6% cada um.
A posição favorável às faixas exclusivas supera até divergências políticas: entre os eleitores do PSDB, adversário do PT do prefeito Haddad, 72% apoiam a medida e 21% se opõem a ela.
MELHOROU?
O Datafolha também perguntou se a população acha que as faixas ajudaram a melhorar o trânsito paulistano.
Para 55% dos entrevistados pelo Datafolha, o trânsito paulistano está melhor. Outros 27% afirmaram que tudo está como antes e 14% dizem que piorou.
O padrão de respostas aqui obedeceu ao mesmo de outras perguntas: quem usa transporte coletivo encabeça a relação dos que acham que o trânsito melhorou (60% de ônibus e 55% de metrô).
De outro lado, os que andam de automóvel lideram a constatação de que o trânsito piorou: 31%.
ENGARRAFAMENTO
Não há até o momento dados oficiais que possibilitem avaliar o impacto das faixas no trânsito; a prefeitura ainda não divulgou suas estatísticas após a implantação de novas vias exclusivas.
Segundo 74% dos entrevistados, o trânsito de São Paulo é ruim ou péssimo. Apenas 9% o classificam como ótimo ou bom, diz a pesquisa.
O prefeito tem enfatizado que a prioridade de sua gestão é o transporte coletivo. Ele teve de ceder e revogou o aumento da tarifa após as manifestações de junho.