Folha de S. Paulo


Governo seleciona 400 brasileiros em segunda etapa dos Mais Médicos

O governo selecionou 400 profissionais brasileiros para participar da segunda rodada do programa Mais Médicos, que leva profissionais brasileiros, estrangeiros (ou brasileiros formados no exterior) para trabalharem no interior do país ou em periferias das grandes cidades.

De acordo com informações do Ministério da Saúde, divulgadas nesta sexta-feira (13), o resultado equivale a 28,3% dos brasileiros inscritos, um total 1.414 interessados.

Na inscrição, os médicos apontaram seis locais onde gostariam de trabalhar. Desses lugares, o governo escolheu um para cada médico e o profissional tinha a opção de aceitar ou não.

Os dados divulgados hoje representam médicos que aceitaram a opção proposta pelo governo.

Os participantes devem preencher as vagas que estão abertas em 217 municípios e 10 distritos de saúde indígena.

Mais da metade deles (232) irá para municípios do interior e regiões de alta vulnerabilidade social; 157 seguirão para as periferias de capitais e regiões metropolitanas e 11 atuarão em distritos indígenas.

Segundo o Ministério, essa oferta de brasileiros cobre apenas 2,4% da demanda por médicos apresentada pelos 4.025 municípios e os 35 distritos indígenas participantes.

Estima-se que ainda haja a necessidade de incluir 16.625 profissionais na Atenção Básica.

Pelas regras do programa, a definição dos médicos brasileiros abre espaço para que os estrangeiros possam optar entre os postos remanescentes.

De acordo com o ministério, 410 profissionais com diploma de outros países também concluíram a inscrição no programa.

Da meia-noite de hoje e até domingo (15), as vagas remanescentes serão oferecidas a brasileiros graduados no exterior e aos estrangeiros.

FUNCIONAMENTO

A Medida Provisória que criou o programa estabelece que os estrangeiros selecionados para atuar no Mais Médicos trabalharão no Brasil por três anos.

Neste período, terão registro profissional provisório, ou seja, com direito de atuar apenas na Atenção Básica e nas cidades designadas pelo governo.

Desde o dia 19 de agosto o governo abriu a segunda etapa de seleção dos novos municípios e médicos brasileiros e estrangeiros.

Os selecionados começam a trabalhar nos hospitais na primeira quinzena de outubro.


Endereço da página: