Folha de S. Paulo


SP fica em atenção pelo nono dia seguido devido ao tempo seco

A cidade de São Paulo voltou a ficar em estado de atenção na tarde desta sexta-feira por conta da baixa umidade do ar --esse já é o nono dia seguido. Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), da prefeitura, o tempo seco ainda deve persistir no final de semana.

Ainda de acordo com o CGE, o tempo seco é resultado da presença de uma massa de ar quente e seca que impede a aproximação de frente fria. O mesmo ocorre em outras áreas das regiões Sul e Sudeste. As temperaturas também ficam elevadas. Hoje, os termômetros chegaram a marcar 31ºC.

Confira o índice UV em 27 cidades
Confira a previsão do tempo para sua cidade

Já a umidade do ar chegou a atingir 23%, na região da Mooca (zona leste), o menor índice registrado pelas estações automáticas do CGE. Outras regiões também tiveram índices baixos, como Vila Prudente (23,6%), Pirituba (24,1%) e Perus (24,6%).

Segundo estudo da Unicamp, índices de umidade relativa do ar inferiores a 30% caracterizam estado de atenção; de 19% a 12%, estado de alerta; e abaixo de 12%, estado de emergência. O deserto do Saara registra em média umidades entre os 10% e 15%.

Como consequência do tempo seco, algumas pessoas podem sofrer ressecamento de mucosas do nariz e da garganta, sangramento no nariz, ter tosse, dificuldade para respirar, rinite e crises de asma e irritação dos olhos por ressecamento, com vermelhidão e sensação de areia nos olhos, entre outros sintomas.

Apu Gomes - 18.set.12/Folhapress
Faixa de poluição na região central de São Paulo; umidade do ar deve continuar baixa nos próximos dias
Faixa de poluição na região central de São Paulo; umidade do ar deve continuar baixa nos próximos dias

Com umidade abaixo dos 30%, as recomendações são evitar exercícios físicos ao ar livre das 11h às 15h e umidificar o ambiente por meio de vaporizadores, toalhas molhadas ou recipientes com água. A Defesa Civil também orienta permanecer em locais protegidos do sol e consumir bastante água.

Amanhã (14), as temperaturas voltarão a ficar em torno dos 30ºC e a umidade do ar ficará inferior a 30%. O mesmo deve ocorrer no domingo e na segunda-feira, até a chegada de uma frente fria na próxima terça-feira, que deve trazer chuvas a capital paulista.


Endereço da página:

Links no texto: