Folha de S. Paulo


Marginais Tietê e Pinheiros passam a ser monitoradas por câmeras

A Polícia Militar começou ontem a monitorar por meio de 50 câmeras de vídeo as marginais Tietê e Pinheiros para prevenir crimes e atender ocorrências de trânsito.

Segundo Miguel Rodrigues Santiago Filho, tenente e chefe do setor de videomonitoramento da PM, a Tietê já conta com 32 e a Pinheiros, 18.

Ele afirmou que a meta é instalar outras 32 câmeras nas duas marginais ainda neste mês, totalizando 82.

Os equipamentos têm recursos de aproximação de imagem de até três quilômetros e proporcionam uma visão de 360 graus.

O sistema foi implantado depois de uma série de crimes nas marginais ao longo dos últimos anos --incluindo arrastões em engarrafamentos.

Segundo a PM, a vigilância das marginais visa coibir assaltos a motoristas, por exemplo, e também monitorar fugas de criminosos pelas vias.

A PM também afirma que as câmeras devem auxiliar na orientação aos motoristas e no atendimento às ocorrências de trânsito, como acidentes e averiguação de pessoas nas vias e em viadutos.

SEM INTEGRAÇÃO

As câmeras que foram instaladas, porém, ainda não estão integradas à CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), órgão municipal que monitora os congestionamentos. A polícia afirma ter interesse em fazer parcerias.

As imagens são acompanhadas diariamente por policiais no Copom (Centro de Operações da Polícia Militar), que fica na Luz (região central de São Paulo).

Atualmente, cada policial é responsável por monitorar nove câmeras.

A PM mantém nas marginais Tietê e Pinheiros, para atender as ocorrências, duas unidades móveis e três fixas.

De acordo com a Polícia Militar, hoje em dia existem 321 câmeras de monitoramento na capital paulista, incluindo as 50 das marginais.

Os equipamentos estão instalados, principalmente, em locais onde há grande fluxo de pessoas, como avenida Paulista, praça da Sé e ruas próximas aos estádios de futebol. O investimento total do sistema é de R$ 8,7 milhões.


Endereço da página: