Folha de S. Paulo


Quadrilha sequestra avião e rouba 1 kg de ouro no interior do Pará

Uma quadrilha formada por ao menos cinco criminosos, encapuzados e armados com fuzis e metralhadoras, sequestrou um avião para roubar um quilo de ouro no interior do Pará na manhã desta quinta-feira (12). O roubo cinematográfico se deu no garimpo de Creporizinho, na região de Itaituba, a cerca de 900 km de Belém.

Os criminosos atacaram o avião durante o pouso. A aeronave, de pequeno porte, é da empresa de táxi aéreo Agência Pena.

Dois empresários estavam na aeronave que transportava o ouro, além do piloto e copiloto. Um dos empresários é dono de mineradora na região de Creporizinho.

Após atirar contra um dos passageiros e contra o copiloto do avião, os ladrões obrigaram o piloto a decolar novamente para a fuga.

Os criminosos queriam pousar em uma área às margens da rodovia Transamazônica, mas o combustível só permitiu que chegassem até Jacareacanga, a cerca de 350 km de onde haviam partido.

Em Jacareacanga, o piloto foi liberado pelos criminosos, que fugiram a pé para dentro uma região de mata.

Os dois feridos pelos ladrões estão internados em Santarém (PA). Um deles foi baleado na coluna e corre risco de morte ou de ficar paraplégico.

As polícias Militar e Civil do Pará, em conjunto com homens da Força Nacional de Segurança, realizavam na noite de hoje uma operação especial para tentar localizar e prender os ladrões.

No ano passado, o mesmo empresário dono do ouro roubado hoje em Creporizinho já havia sofrido um atentado.

Ele trafegava em uma picape blindada, na cidade de Várzea Grande (MS), quando criminosos atiraram 23 vezes com um fuzil contra o carro. O empresário e um amigo não foram atingidos no atentado.


Endereço da página: