Folha de S. Paulo


Vizinhos arrecadam dinheiro para velório de crianças mortas em incêndio

Os vizinhos das duas crianças que morreram na noite de ontem (9) em um incêndio na casa em que moravam no Itaim Paulista, zona leste de São Paulo, arrecadaram dinheiro nesta terça-feira para ajudar no velório dos dois irmãos, de nove e cinco anos. O local do velório, porém, ainda não foi definido.

De acordo com informações preliminares da polícia, o incêndio começou por volta das 21h30 na sala da casa em que moravam Ariana Souza da Silva, 28, e seus dois filhos. Uma das tias das crianças, que mora em outra casa no mesmo terreno, viu as chamas e chamou por vizinhos. Segundo ela, as crianças gritavam por socorro, mas logo cessaram.

Os vizinhos quebraram a janela que dá acesso ao quarto com um martelo. No quarto, encontraram Paulo Victor, 5, sob colchões já sem vida. Ariane, 9, estava desacordada no lado oposto do cômodo.

Segundo a Polícia Civil, a mãe das duas crianças é dependente química e teria deixado os dois sozinhos no local. O delegado Roberto Gonçalves disse que a mulher admitiu em depoimento prestado nesta terça-feira ser viciada em cocaína e álcool.

"No entanto, ainda é prematuro dizer que a dependência tem relação com um eventual abandono [...]. De qualquer maneira, é possível que a Justiça anule qualquer pena em vista da dor da mãe, que está em estado de choque", disse o delegado.

A família de Ariana disse à Folha que ela deixava os filhos sozinhos em casa com frequência. A avó materna das crianças afirmou que já havia reclamado com a filha sobre o fato. "Eu tinha medo de que alguém entrasse na casa e fizesse alguma coisa com as crianças. Nunca pensei que um incêndio pudesse acontecer", disse Eliete Maria de Souza, 56.

A reportagem não conseguiu localizar Ariana.


Endereço da página:

Links no texto: