Folha de S. Paulo


Justiça de SP concede semiaberto ao jornalista Pimenta Neves

A Justiça de São Paulo concedeu a mudança para o regime semiaberto ao jornalista Antonio Marcos Pimenta Neves, condenado pela morte da namorada, a também jornalista Sandra Florentino Gomide, em agosto de 2000.

A decisão é da juíza Sueli Zeraik de Oliveira Armani da Vara de Execuções Criminais de Taubaté (a 140 km de São Paulo). "Ele já implementou o requisito temporal para a progressão de regime prisional e mantém bom comportamento carcerário", afirmou ela na decisão.

Segundo o Código Penal, o semiaberto deve ser cumprida em uma colônia penal e permite que o condenado trabalhe ou estude fora.

O jornalista foi preso em maio de 2011 após o STF (Supremo Tribunal Federal) negar seu último recurso e determinar sua prisão imediata. Ele continuava solto quase 11 anos após o crime graças a diversos recursos propostos por sua defesa em diversos tribunais.

Após a prisão, ele foi encaminhado para o complexo do Tremembé (a 147 km de São Paulo) onde também estão Lindemberg Alves, acusado de matar a namorada Eloá Pimentel; Alexandre e Ana Carolina Nardoni, condenados pela morte da menina Isabella; e Suzane von Richthofen, condenada pela morte dos pais.

Assassino confesso da jornalista Sandra Gomide, Pimenta Neves havia sido condenado a 19 anos de prisão por júri popular, em 2006, mas conseguiu, no STJ (Superior Tribunal de Justiça) reduzir a pena para 14 anos, dez meses e três dias, em regime inicialmente fechado.

Sandra foi morta em 2000, em um haras, com dois tiros --um nas costas e outro na cabeça-- disparados pelo ex-namorado, que foi diretor de Redação do jornal "O Estado de S.Paulo".

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página: