Folha de S. Paulo


Greve de motoristas afeta moradores das zonas oeste e leste de SP

A greve de motoristas e cobradores de duas empresas de ônibus afeta nesta quarta-feira moradores das zonas leste e oeste de São Paulo.

Na zona leste, nenhum dos 288 ônibus da Viação Itaquera Brasil saiu da garagem na rua João Cabral de Melo Neto. Com isso, as linhas que atendem principalmente as regiões Tatuapé e São Mateus ao centro foram afetadas pela paralisação.

Em um dia normal, segundo a SPTrans (responsável pelo transporte coletivo na cidade), a viação atende ao menos 200 mil pessoas. Para evitar o impacto da paralisação, foi acionado o sistema Paese (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência) com 65 ônibus extras para atender cinco das 21 linhas operadas pela empresa.

Ainda não foi estipulada a multa para a empresa. De acordo com a SPTrans, o cálculo da punição à Viação Itaquera Brasil deverá ser feita ao longo do dia, pois depende da extensão da greve.

Os trabalhadores reivindicam o pagamento da PLR (Participação nos Lucros e Resultados).

Os funcionários da Viação OAK Tree, zona oeste de São Paulo, mantêm a greve, iniciada por volta das 14h de sábado (31). Eles reclamam de atraso nos pagamentos das férias, FGTS, PLR e tíquetes. 42 mil pessoas, diariamente, utilizam os ônibus da empresa.

A SPTrans acionou o sistema Paese (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência) com 45 veículos, para atender oito das nove linhas operadas pela empresa.

Ao todo, a empresa é responsável por 83 ônibus, que servem nove linhas de ônibus nas regiões do Rio Pequeno, Jardim Adalgiza, Jaguaré e Raposo Tavares.

A SPTrans informou que até ontem (3) a OAK foi multada em cerca de R$ 46 mil após os funcionários fazem a paralisação.


Endereço da página: