Folha de S. Paulo


Boicote no 1º dia do Mais Médicos seria 'perversidade inimaginável', diz ministro

O ministro Alexandre Padilha (Saúde) comparou a ausência dos profissionais selecionados pelo Mais Médicos, nos primeiros dias do programa, às dificuldades cotidianas de contratação de médicos pelos gestores locais.

"As secretarias de saúde estão vivendo [nos primeiros dias do programa] o drama que toda vez vivem quando fazem um concurso público. Você faz uma seleção e [vive] o drama de o profissional se apresentar e começar a trabalhar, por conta do mercado muito aquecido. O drama é muito maior na atenção básica. Maior ainda nas unidades de periferia, onde há maior concentração de pobreza", afirmou o ministro nesta terça.

Médica que queria ser transferida do Recife para Alagoas se licencia por 15 dias
Segunda rodada de inscrições para o Mais Médicos tem baixa adesão

"Me perguntaram ontem: 'O sr. acha que é um boicote?'", disse o ministro, que completou: "Eu acho que, se for, é de uma perversidade quase inimaginável, né? Todos os filtros foram feitos para garantir [a seleção de] quem realmente tinha interesse".

As cidades têm até esta quarta-feira (4) para informarem de desistências ou exclusões dos médicos selecionados na primeira etapa do programa. Assim, poderão oferecer as vagas ociosas aos médicos que já estão em fase de escolherem as cidades para participarem da segunda rodada de seleções.

Na avaliação do ministro, as ausências e o número de baixas inscrições nesta segunda rodada mostram que é preciso buscar diferentes alternativas para resolver a demanda por médicos.

"Não só o processo de inscrição, mas o que está acontecendo na entrada dos médicos brasileiros de ontem só reforçam a importência de termos estratégias das mais variadas para trazermos profissionais médicos de outros países. Temos número insuficiente de médicos hoje, sobretudo para dar conta da demanda por médicos na atenção básica", disse o ministro.


Endereço da página:

Links no texto: