Folha de S. Paulo


Concessionária diz suspeitar de incêndio criminoso em trem no Rio; dois ficaram feridos

O incêndio que atingiu um trem nesta manhã no Rio de Janeiro foi possivelmente foi criminoso. A afirmação é da empresa SuperVia, responsável pela composição.

Hoje pela manhã, um trem quebrou e causou problemas na circulação do transporte ferroviário no Rio. Revoltados, passageiros iniciaram um protesto nos trilhos e as estações precisaram ser fechadas. Uma composição pegou fogo entre as plataformas de Quintino e Piedade, na zona norte carioca.

Reprodução/TV Globo
Segundo a concessionária SuperVia, após a falha,os passageiros teriam ateado fogo no trem
Segundo a concessionária SuperVia, após a falha, os passageiros teriam ateado fogo no trem

Por meio de nota, a SuperVia disse que não existe nenhum material inflamável nos trens e, por isso, suspeita de que o fogo foi criminoso. A concessionária afirmou também que repudia com veemência atos como esses.

Ainda segundo nota, a concessionária disse que lamenta os transtornos causados aos passageiros pelas atitudes irregulares realizadas por algumas pessoas e informa que todos os casos estão sendo rigorosamente apurados, com apoio da Polícia e do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

O incêndio, que começou por volta das 8h após a falha em um trem, deixou duas pessoas feridas, segundo o Corpo de Bombeiros. Uma pessoa foi atendida e liberada no local e outra foi encaminhada para o hospital Carlos Chagas. Não há informações sobre o estado de saúde dela.

De acordo com a concessionária SuperVia, alguns passageiros não seguiram a orientação de andarem 60 metros até plataforma da estação Engenho de Dentro e permanecem na linha férrea dificultando a retomada da circulação. O Grupamento de Polícia Ferroviária e o batalhão de Polícia Militar foram chamados para ajudar a conter os manifestantes.

No último dia 29, um problema na rede aérea interrompeu a viagem de três trens, que seguiam de Santa Cruz (zona oeste) para a Central do Brasil e de Japeri para a central. A falha também gerou revolta dos usuários que estavam próximos a estação Oswaldo Cruz (zona norte). Eles jogaram pedras e depredaram uma das composições paradas. Ninguém ficou ferido.


Endereço da página: