Folha de S. Paulo


Segunda rodada de inscrições para o Mais Médicos tem baixa adesão

O Ministério da Saúde divulgou, nesta terça-feira (3), o balanço preliminar da segunda rodada de inscrições individuais no programa Mais Médicos. A segunda rodada teve cerca de um sexto das inscrições feitas na primeira rodada.

Enquanto o primeiro mês de adesões atraiu o interesse de 18.450 profissionais, que fizeram a pré-inscrição, esta segunda rodada recebeu inscrições de 3.016 médicos --1.414 já com atuação no Brasil e 1.602 com atuação no exterior.

Dos 3.016, 951 finalizaram a apresentação da documentação. Os demais têm até quarta-feira para finalizar as inscrições.

Por outro lado, novos 514 municípios se inscreveram, pedindo mais 1.165 médicos pelo programa. A nova demanda eleva para 16.625 vagas demandadas pelas prefeituras, parte já atendida na primeira rodada.

O ministro Alexandre Padilha (Saúde) afirmou que é preciso esperar a finalização da segunda rodada de inscrições, com a confirmação dos 3.016 e a distribuição geográfica desses profissionais, antes de avaliar outras soluções para a demanda não atendida por médicos.

"Depois desse quadro que virá no segundo mês, nós vamos poder pensar outras estratégias que não as que já estamos utilizando para trazer mais médicos", afirmou Padilha.

O ministério não tem um balanço fechado de quantos médicos selecionados na primeira etapa, de fato, se apresentaram nas cidades. As cidades têm até está quarta (4) para informar o governo sobre eventuais desistências dos médicos, que têm até a próxima quinta-feira (12) para começarem a trabalhar.


Endereço da página: