Folha de S. Paulo


Prefeitura da BA diz que não demitirá para aderir ao Mais Médicos

A Prefeitura de Santa Bárbara, a 152 km de Salvador, diz que não irá substituir nenhum médico do município para a entrada de profissionais do programa Mais Médicos, do governo federal.

A informação havia sido divulgada à Folha pela cooperativa Coofsaúde, contratada pela prefeitura, por meio de licitação, para fazer o pagamento dos médicos da cidade.

Prefeituras vão demitir médicos para receber equipes do governo
Prefeituras do CE querem usar Mais Médicos para vagas abertas

Diretor da entidade, Murilo Pinheiro informou que Sapeaçu, Nova Soure e Jeremoabo também integrariam a lista de prefeituras onde já houve um aviso para a troca de profissionais.

Por meio de sua assessoria de comunicação, Santa Bárbara nega e diz que, "pelo contrário, está contratando profissionais nos últimos dias".

A prefeitura afirma que seguiu todos os procedimentos exigidos para aderir ao programa.

MAIS MÉDICOS

O Brasil tem recebido médicos estrangeiros em várias capitais desde a semana passada. Alguns são provenientes do programa Mais Médicos e outros com base num acordo firmado com o governo cubano, uma vez que algumas cidades não tiveram inscritos pelo programa federal.

Médicos brasileiros têm protestado contra as duas iniciativas alegando que eles deveriam passar pelo exame Revalida, usado por pessoas que se formam em medicina no exterior para validar o diploma.

A importação de 4.000 médicos cubanos também é questionada pelo Ministério Público do Trabalho por questões trabalhistas e também por conselhos regionais de medicina.


Endereço da página:

Links no texto: