Folha de S. Paulo


Centro de São Paulo terá nova estação de trem, diz secretário

A linha 10-turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) será ampliada até o centro histórico de São Paulo.

A informação foi dada ontem pelo secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, ao explicar as possibilidades que o monotrilho da linha 15-prata irá trazer aos passageiros.

O monotrilho vai ligar o extremo leste à estação Vila Prudente, da linha 2-verde do metrô. Ontem foi anunciada uma ampliação dali até a estação Ipiranga da linha 10.

"Se você estiver no monotrilho e quiser ir à Paulista, você chega à Vila Prudente, entra no metrô e vai embora para a Paulista. Se quiser ir para o centro, continua no monotrilho, desce no Ipiranga e lá pega a linha 10 e vai para o centro", disse Fernandes.

Atualmente, a linha começa em Rio Grande da Serra e termina na estação Brás, onde permite conexão com a linha 3-vermelha do metrô e as linhas 11 e 12 da CPTM.

"Futuramente, com a estação Campos Elíseos, que nós vamos fazer lá em frente à Luz, vamos voltar a levar a linha 10 para a Luz. Isso é mais para o futuro", disse o secretário.

No passado, a linha 10 era chamada de D-bege e tinha como ponto final a estação Luz. Ainda não há prazo nem local exato para a nova estação.

SERVIÇO EXPRESSO

No plano de expansão da CPTM está prevista uma ligação entre o ABC e a Luz, por meio do chamado Expresso ABC. A ideia é fazer o percurso da linha 10 em vias independentes e oferecer um serviço expresso até as estações de São Caetano do Sul, Santo André e Mauá.

A previsão inicial era de iniciar o serviço de 25 km em 2015, com demanda de 322 mil passageiros/dia.

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página: