Folha de S. Paulo


Quatro vítimas do desabamento em São Mateus continuam internadas

Quatro pessoas feridas no desabamento de um prédio em São Mateus, zona leste de São Paulo, na terça-feira (27), ainda estão internados. A queda do imóvel matou dez pessoas e deixou outras 26 feridas.

A situação mais grave é de Ralisson Teixeira Silva, de 22 anos. Ele sofreu múltiplas fraturas e está internado na UTI do Hospital Santa Marcelina.

A assessoria do hospital disse os médicos já começaram a retirar os medicamentos e a situação dele evoluiu, mas ainda não há previsão de alta.

Também no Santa Marcelina estão Francisco Diego Borges Vasconcelos, 21, e Antônio Nilson Teixeira, 31. O primeiro sofreu fraturas no crânio e na face e tem acompanhamento de um neurologista.

Já Teixeira teve fraturas nas pernas.

A condição dos dois é considerada estável, mas eles também não têm previsão de alta.

A última pessoa internada é Alcides Ferreira dos Santos, 31, que está no Hospital Geral de São Mateus. Ele também tem condição estável, sem previsão de sair.

ACIDENTE

O desabamento ocorreu na manhã da última terça-feira, quando havia 37 operários trabalhando no local. As buscas pelas vítimas prosseguiram até a tarde de ontem, quando foi localizado o décimo e último corpo, de Antônio Wellington.

Após o término das buscas, os homens do Corpo de Bombeiros fizeram um minuto de silêncio e foram aplaudidos pelas cerca de 80 pessoas que acompanhavam os trabalhos.

"Apesar das dez mortes, ficamos felizes por salvar tantas vidas", afirmou o major Anderson Lima, que comandou os trabalhos de resgate. Ao todo, o acidente deixou 10 mortos e 26 feridos. Os últimos corpos a serem localizados foram, nesta quinta-feira, são de Antônio Wellington e Claudemir Viana.

PROJETO

Na quarta-feira (28), a administração municipal afirmou ainda que a planta do prédio apresentada à prefeitura no pedido de alvará mostrava apenas um andar no imóvel, apesar dele ter dois.

A planta foi apresentada pela arquiteta Rosana Januário Ignácio e aponta a construção de um pavimento com três divisões --três lojas. O pedido de Alvará de Aprovação de Edificação Nova foi indeferido em 27 de maio de 2013. Alguns dias depois, ela teria apresentado um pedido de reconsideração e uma outra planta, de dimensões e especificações diferentes.

A administração acrescentou ainda que "a empresa Salvatta Engenharia também não havia solicitado autorização para qualquer obra, reforma, mudança estrutural ou escavação de solo no imóvel". O advogado Edilson Carlos dos Santos, que representa o proprietário do imóvel, afirmou que foram feitas escavações no local.

A nota da prefeitura diz ainda que "não consta também pedido no Contru (que controla o uso dos imóveis) para construção de elevadores ou escadas rolantes", em resposta a outra afirmação do advogado que disse que esse tipo de equipamento estava sendo instalado no local.

A reportagem tentou falar com a arquiteta por telefone, mas ela não se manifestou. Já a Salvatta Engenharia afirmou que ainda não teve conhecimento oficial das afirmações da prefeitura e que só irá se manifestar quando for notificada judicialmente.

Editoria de arte/Folhapress
Desastre São Mateus
Desastre São Mateus

Endereço da página:

Links no texto: