Folha de S. Paulo


Professores fazem protesto na praça da República, em São Paulo

Um grupo de professores da rede estadual e sindicalistas da CUT (Central Única dos Trabalhadores) se reuniram na tarde desta sexta-feira (30) em ato em frente à Secretaria de Educação de São Paulo, na praça da República, no centro.

De acordo com Telma Vitor, diretora da Apeoesp (Sindicato dos Professores de Ensino Oficial do Estado de São Paulo), entidade filiada à CUT, o protesto é a favor da realização de concursos para trabalhar nas escolas do Estado. A entidade diz que 2.000 pessoas participam do ato.

"Somos contra a contratação indevida", explica.

Por volta das 15h o grupo deixou a praça em direção a avenida Paulista

Após protestos, zona oeste tem maior trânsito da cidade

Nove policiais militares com motos acompanham a concentração. Eles ainda não têm estimativa da quantidade de pessoas presentes e não informaram o tamanho do efetivo que acompanhará os protestos desta quinta.

Vitor também diz que o reajuste salarial, a falta de estrutura nas escolas e o plano de carreiras estão entre as reivindicações da classe.

Segundo Maria Izabel Azevedo Noronha, presidente da Apeosp, o protesto também visa pressionar o governador Geraldo Alckmin a implementar a jornada do piso, que regula o tempo que professores ficam em sala de aula.

Os docentes desejam que, das 40 horas de trabalho semanal, 23 sejam passadas em sala de aula e o restante seja gasto em atividades extra-classe, como correção de provas. "A jornada do piso é regulamentada por lei mas ainda não foi implementada em São Paulo, diferentemente do que diz o secretário de educação", afirma Noronha. "Queremos a implementação, mesmo que de forma paulatina".

Entre os sindicalistas há militantes do PSTU que carregam bandeiras contra o governador Geraldo Alckmin. Diversos cartazes fazem referência aos protestos de junho.

PROGRAMA DO SILVIO

Ao lado da concentração, técnicos montam câmeras escondidas e uma tela para o "Programa do Silvio". A tela instrui pessoas a imitar uma galinha em troca de dinheiro. As filmagens serão feitas nesta noite, segundo os técnicos.


Endereço da página:

Links no texto: