Folha de S. Paulo


Porto Alegre tem manifestações e fica sem ônibus e trens

Porto Alegre está praticamente sem circulação de ônibus na manhã desta sexta-feira devido à mobilização nacional de sindicalistas.

Segundo a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação), apenas 10% da frota da capital gaúcha está nas ruas. Dois dos quatro consórcios que operam na cidade pararam completamente as atividades no começo da manhã.

Manifestantes bloqueiam portão principal da USP
Sindicatos fecham terminais de ônibus em Fortaleza; há tumulto e prisões

Além dos efeitos no transporte público, o dia de paralisação convocado pelas centrais sindicais teve pelo menos duas manifestações em Porto Alegre.

O principal acesso à cidade na região central ficou bloqueado logo no começo da manhã -- foi liberado por volta das 8h. Também houve protestos com bloqueios em uma avenida da zona norte e na BR-386, em Canoas, na região metropolitana.

Também em Canoas, manifestantes invadiram os trilhos do Trensurb, sistema de trens que liga a capital a cidades próximas. A Brigada Militar (a PM gaúcha) foi chamada para retirá-los. Por segurança, todo o sistema de trens ficou fora de operação. A situação já está normalizada.

A mobilização foi convocada por centrais como Força Sindical e Conlutas. Entre as reivindicações dos sindicalistas, estão a redução na jornada de trabalho, fim das terceirizações e mudanças nas regras de aposentadoria.


Endereço da página:

Links no texto: