Folha de S. Paulo


Após falha, sistema de trens do Rio volta a funcionar normalmente

A circulação de trens no Rio voltou ao normal às 11h50 desta quinta-feira (29), após um problema na rede aérea ter causado paradas durante a manhã, informou a concessionária SuperVia. Revoltados com o problema, alguns passageiros arremessaram pedras e pedaços de madeira nos trens.

As interrupções ocorreram nos ramais (linhas) Santa Cruz, Japeri e Deodoro. O problema, que ocorreu mais cedo na rede aérea entre Oswaldo Cruz e Engenho de Dentro, interrompeu a viagem de três trens. A SuperVia informou que as causas do problema estão sendo apuradas e disse que uma das possibilidades é que a falha tenha ocorrido após vandalismo nos trens.

Os passageiros foram orientados, por meio do sistema de áudio dos trens e das estações, para desembarcarem e seguirem viagem em outros trens. Por volta das 9h, todas as estações estavam abertas para embarque e desembarque.

Para conter os passageiros que arremessavam objetos contra os trens, a SuperVia acionou o grupamento de polícia ferroviária e a Polícia Militar. De acordo com a PM, não houve prisões.

Por medida de segurança, algumas estações ficaram fechadas entre 8h e 8h40. A concessionária forneceu vale-viagem aos clientes que não puderam realizar o trajeto durante este período.

INVESTIMENTO

Com investimento de R$ 15 milhões, novos simuladores de condução de trens estão em fase de implantação pela SuperVia. O chamado "Centro de Simulação" de operação ferroviária será usado para treinar 320 maquinistas. Também serão utilizados no treinamento do novo sistema de sinalização da concessionária.

O objetivo é aprimorar a capacitação dos condutores, que poderão vivenciar situações reais. No equipamento, serão reproduzidas em um telão imagens que foram filmadas com câmeras instaladas na parte dianteira dos trens. Foram registrados os percursos de todos os ramais.

"O instrutor que estiver aplicando o treinamento poderá, ainda, criar situações adversas para avaliar o desempenho dos condutores, tais como chuva e neblina", informou em seu site.

De acordo com a concessionária, o novo simulador de trem fará parte do curso para novos condutores e do processo de reciclagem de maquinistas.


Endereço da página: