Folha de S. Paulo


Médico uruguaio atende mulher atropelada em Pernambuco

O médico uruguaio Gonzalo Lacerda Casaman, 31, realizou seu primeiro atendimento no Brasil bem antes do que imaginava.

Integrante do programa Mais Médicos em Pernambuco, ele socorreu em uma calçada uma comerciante atropelada por uma motocicleta próximo à escola onde faz o curso de capacitação que o Ministério da Saúde oferece a estrangeiros e brasileiros formados no exterior.

Daniel Carvalho/Folhapress
O médico uruguaio Gonzalo Lacerda Casaman, 31, que frequenta o curso do Mais Médicos em PE, atende a vendedora Helena Paulina de Araújo, 63, atropelada por uma motocicleta
O médico uruguaio Gonzalo Lacerda Casaman, 31, que frequenta o curso do Mais Médicos em Pernambuco, atende a vendedora Helena Paulina de Araújo, 63, atropelada por uma motocicleta

"Estava voltando do almoço, vi o momento do acidente e voltei para socorrê-la", disse Casaman, no início da tarde desta quarta-feira (28).

O médico, que morava em Rivera, na fronteira com o Brasil, orientou a vendedora de amendoins Helena Paulina de Araújo, 63, a ficar calma e pediu a um guarda municipal que chamasse o Samu.

"Fiz uma avaliação primária para ver consciência e sinais de alerta. Não pude aprofundar o exame físico por causa das condições", afirmou o médico. Ele disse que não imaginava que faria seu primeiro atendimento durante a primeira das três semanas de aula.

Segundo o médico, Helena teve traumatismos simples no joelho e cotovelo esquerdos e no tórax. A comerciante foi levada pelo Samu para fazer exames.

Ela disse que já era a favor da vinda de médicos estrangeiros e que não teve dificuldades em entender o "portunhol" de Casaman. "Graças a Deus ele estava aqui", disse Helena, antes de ser colocada na maca.


Endereço da página: