Folha de S. Paulo


Problema técnico atrasa documentos de médicos estrangeiros no DF

O plano original de identificação dos médicos estrangeiros instalados na capital federal foi atrasado nesta segunda-feira (26) por problemas nos computadores instalados na Finatec (Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos), dentro do campus da Universidade de Brasília.

Integrantes do programa Mais Médicos do governo federal, que chegaram ao Brasil no último final de semana, precisam ser identificados pela Polícia Federal e receber a carteira de identidade para estrangeiros, obrigatória a todos em condição permanente, temporária ou asilada.

Médicos brasileiros protestam em Fortaleza contra estrangeiros
Aula para médicos cubanos tem vídeo sobre o povo brasileiro
Carteira profissional de médico estrangeiro terá alerta

A maior parte dos profissionais inscritos no programa vieram de Cuba, Espanha, Argentina e Uruguai e só poderão abrir uma conta no Brasil após a identificação pela Polícia Federal.

Uma operação com 20 policiais federais deslocados para a Finatec --onde os médicos iniciaram nesta segunda-feira curso de três semanas-- havia sido montada com o objetivo de identifica-los, mas um problema de energia impossibilitou o trabalho.

Após o contratempo, 60 médicos, em sua maioria cubanos, foram descolados para o aeroporto de Brasília à tarde para fazer a identificação. Amanhã de manhã outro grupo de 60 médicos é esperado na Polícia Federal do aeroporto.

Mais cedo, em um auditório da Finatec, os médicos participaram de uma cerimônia de abertura do programa com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

A partir de hoje --e por três semanas -- os profissionais passarão por uma espécie de curso, antes de serem enviados para as cidades do interior ou áreas carentes em que há falta de médicos brasileiros. As aulas também começaram em outras sete cidades (Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Fortaleza).

Os médicos estrangeiros serão avaliados por professores de instituições públicas e os que forem considerados aptos, receberão um registro profissional provisório para começar a trabalhar no município que for determinado, a partir de 16 de setembro.

A Folha não conseguiu entrar em contato com a assessoria da Finatec para falar sobre o problema.


Endereço da página:

Links no texto: