Folha de S. Paulo


Médicos brasileiros protestam em Fortaleza contra estrangeiros

Um grupo de médicos realiza um protesto na noite desta segunda-feira (26) do lado de fora da Escola de Saúde Pública do Ceará, em Fortaleza, onde estão ocorrendo as aulas do curso preparatório para os médicos estrangeiros do programa federal Mais Médicos.

Por volta de 20h, quando acabou solenidade que ocorria no local, os médicos brasileiros que estavam do lado de fora da escola impediram a saída dos estrangeiros. O governo convocou reforço policial. Apesar disso, não havia registro de confronto até o horário.

Cubanos são chamados de "escravos" por médicos brasileiros
Aula para médicos cubanos tem vídeo sobre o povo brasileiro
Carteira profissional de médico estrangeiro terá alerta
Médico que não aprender português voltará ao país de origem

O grupo de manifestantes é liderado pelo Simec (Sindicato dos Médicos do Ceará), que estima haver cerca de cem médicos no protesto. Eles gritam palavras de ordem em um alto falante, pedem a exigência da revalidação dos diplomas dos médicos estrangeiros e afirmam não ter nada contra os cubanos.

Houve um princípio de confusão mais cedo quando alguns integrantes do grupo tentaram entrar na Escola de Saúde Pública e seguranças fecharam as portas de acesso.

"Fecharam as portas para os médicos do Brasil e abriram as portas para os médicos de Cuba", afirmou José Maria Pontes, presidente do Sindicato dos Médicos.

O protesto começou por volta das 18h, quando ocorria a solenidade de acolhimento aos médicos estrangeiros que participam do curso em Fortaleza. São 96 estrangeiros, sendo 79 deles cubanos.

MAIS MÉDICOS

O Brasil tem recebido médicos estrangeiros em várias capitais desde a semana passada. Alguns são provenientes do programa Mais Médicos e outros com base num acordo firmado com o governo cubano, uma vez que algumas cidades não tiveram inscritos pelo programa federal.

Médicos brasileiros têm protestado contra as duas iniciativas alegando que eles deveriam passar pelo exame Revalida, usado por pessoas que se formam em medicina no exterior para validar o diploma.

A importação de 4.000 médicos cubanos também é questionada pelo Ministério Público do Trabalho por questões trabalhistas e também por conselhos regionais de medicina.


Endereço da página:

Links no texto: