Folha de S. Paulo


Revalida tem 10,7% de abstenção; brasileiros lideram inscrições

Dos 1772 inscritos no Revalida (Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras), 10,7% não fizeram a prova no fim de semana --um total de 190 candidatos.

O programa foi criado em 2011, como alternativa para os processos de revalidação de diplomas realizados individualmente. De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) não há dados sobre abstenção de anos anteriores.

Pré-teste do Revalida é adiado por número insuficiente de inscritos

A maior parte dos inscritos (52,8%) são brasileiros formados fora do país, segundo informou o órgão. Bolivianos e peruanos aparecem em segundo e terceiro lugar, respectivamente.

O país de formação da maior parte dos que prestaram o exame esse ano é Bolívia, 55,8%. Cuba e Paraguai ficam também no topo da lista, em segundo e terceiro lugar.

No Brasil, 37 universidades públicas aderiram ao Revalida e irão utilizar esses resultados para validar os diplomas de instituições estrangeiras.

CAPITAIS

O Ministério da Educação divulgou que São Paulo e Campo Grande foram as capitais com maior quantidade de candidatos inscritos para o exame neste ano.

Em São Paulo, 424 candidatos fizeram as provas da primeira fase no domingo. Em Campo Grande, 263 médicos se apresentaram.

A terceira capital em número de inscritos foi o Rio de Janeiro, com 196 candidatos. Também sediaram a primeira etapa do exame Brasília, Rio Branco, Manaus, Salvador, Fortaleza, Curitiba e Porto Alegre.

Ainda de acordo com o ministério, em relação à última edição o número de candidatos inscritos mais que dobrou. Em 2012 eram 884 candidatos, número também superior ao de 2011, quando 677 médicos participaram da prova para validar no Brasil o diploma estrangeiro.


Endereço da página:

Links no texto: