Folha de S. Paulo


Médico espanhol se diz constrangido com reação negativa de brasileiros

Três médicos espanhóis foram os primeiros estrangeiros a chegar ao Recife, na noite desta sexta-feira (23), para participar do programa Mais Médicos, do governo federal.

Um deles se disse constrangido com a reação negativa dos colegas brasileiros que são contra a vinda de médicos de outros países sem a necessidade de revalidar o diploma estrangeiro.

Em Pernambuco, o CRM (Conselho Regional de Medicina) disse que não concederá registro a profissionais que não fizerem o Revalida e prova de proficiência em língua portuguesa.

Português de 70 anos diz que busca nova chance com Mais Médicos
Médicos cubanos não terão asilo político, diz advogado-geral da União

Em Minas Gerais, o presidente do CRM disse que denunciaria os médicos sem estrangeiros por exercício ilegal da profissão. "O governo do Brasil pediu ajuda, eu vim. Peço que não me recebam mal", disse Rafael Quinta Frutos, 59.

Casado com uma brasileira, Frutos é especialista em cirurgia geral e medicina geral. Veio de Sevilha, onde teve 38 anos de experiência.

Após passar por três semanas de capacitação no município de Vitória de Santo Antão, na zona da mata pernambucana, vai trabalhar no município de Baía da Traição (PB).

O médico disse que veio para o Brasil por amor à sua mulher, que vive na Espanha há 12 anos, e que receberá um salário um pouco menor do que o que tinha na Europa, onde ganhava 3,5 mil euros (cerca de R$ 10.990). Aqui terá salário de R$ 10 mil.

O madrileno Bladimir Quintan Remedios, 49, tem 26 anos de experiência em medicina da família e ficará no Recife.

Disse que se inscreveu no programa empolgado com a atitude do governo brasileiro de oferecer mais médicos à população.

Já Domingo Gonzalez Galvan, 56, veio das Ilhas Canárias e vai para o município de Água Branca (PB).

Com 32 anos de experiência em medicina de emergência e da família, disse já ter "maturidade profissional" e que espera poder se aposentar no Brasil. Dos três primeiros médicos, apenas Rafael conversou em português com os jornalistas.

Até a manhã de segunda-feira (26), 19 médicos de Espanha, Argentina e Portugal, além de brasileiros formados no exterior, devem chegar ao Recife.

Após três semanas de aulas ministradas por professores da Universidade Federal de Pernambuco, eles serão distribuídos por municípios de Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Paraíba e Minas Gerais.

Durante o curso, eles ficarão hospedados em um alojamento do Exército no Recife.

CUBANOS

Os primeiros médicos cubanos que trabalharão no Brasil devem chegar ao Recife na tarde deste sábado (24). O voo deles está previsto para chegar às 13h30, no Aeroporto Internacional do Recife.

O Ministério da Saúde não informou quantos virão. No domingo, às 15h30, um segundo grupo chegará à cidade.


Endereço da página:

Links no texto: