Folha de S. Paulo


Acusados de matar juíza Acioli serão julgados a partir de setembro

Seis dos 11 policiais militares acusados de terem participado do assassinato da juíza Patrícia Acioli serão julgados a partir de setembro. As datas dos julgamentos foram anunciadas nesta sexta-feira pelo Tribunal de Justiça do Rio. A juíza foi assassinada em agosto de 2011 na porta de sua casa, em Niterói.

O tenente Daniel Santos Benitez Lopez, acusado de ser um dos mandantes do crime, será julgado no dia 20 de setembro. Ele teve prisão preventiva decretada pela juíza horas antes do assassinato.

O tenente-coronel Claudio Luiz Silva de Oliveira, ex-comandante do Batalhão de São Gonçalo e também acusado de ser mandante do assassinato, terá seu julgamento no dia 7 de novembro.

O sargento Charles Azevedo Tavares e os cabos Alex Ribeiro Pereira, Sammy dos Santos Quintanilha e Handerson Lentz Henriques da Silva serão julgados no dia 4 de dezembro.

Efe
Juíza Patrícia Acioli, que foi morta em agosto de 2011; justiça determina transferência de dois acusados da morte
Juíza Patrícia Acioli, que foi morta em agosto de 2011; justiça determina transferência de dois acusados da morte

Na época do crime, a juíza era titular da 4ª Vara Criminal de São Gonçalo, na região metropolitana do Rio. Acioli atuou em diversos processos nos quais os réus eram policiais militares envolvidos em supostos atos de resistência --quando alguém morre em confronto com policiais.

Cinco policiais militares já foram condenados em primeira instância pelo assassinato da juíza: Carlos Adílio Maciel dos Santos foi condenado a 19 anos e seis meses de prisão; Jefferson de Araújo Miranda, a 26 anos; Jovanis Falcão a 25 anos e seis meses; Junior Cezar de Medeiros a 22 anos e seis meses; e Sergio Costa Junior a 21 anos.


Endereço da página: