Folha de S. Paulo


244 médicos formados no exterior chegam ao Brasil até domingo

A partir de hoje, 244 médicos formados no exterior chegam ao Brasil para participar do programa que visa suprir a carência desses profissionais no interior do país e em periferias de capitais. Além deles, outros 400 médicos de Cuba também são esperados.

Desse total, 145 são estrangeiros - os outros 99 são brasileiros. Os médicos desembarcam até este domingo em oito capitais do país, onde será realizado curso de acolhimento. Autoridades locais e secretários do Ministério da Saúde foram designados para receber os profissionais.

Chefe dos médicos de MG diz que cubanos são ilegais e chamará a polícia
Ministério Público vai questionar importação de médicos cubanos

Em Brasília, o anfitrião será o ministro Alexandre Padilha (Saúde). Na capital federal, 23 profissionais farão o curso, que prevê aulas sobre o Sistema Único de Saúde, código de ética médica e cultura e língua portuguesa, por exemplo.

Após três semanas, eles se juntarão aos 1.096 médicos formados no Brasil que também aderiram ao programa. Ao todo, brasileiros e estrangeiros serão distribuídos em 516 municípios e 15 distritos sanitários indígenas.

CUBANOS

Os médicos cubanos, maior alvo de controvérsia no programa Mais Médicos, ainda não chegaram ao país. Por meio de acordo com a Opas (braço da Organização Mundial da Saúde para as Américas), o Brasil prevê o ingresso, ainda neste ano, de 4.000 médicos de Cuba.

A remuneração a ser paga para eles, de R$ 10 mil, será entregue ao governo cubano, que então repassará parte da quantia aos profissionais. O governo afirma não ter esse valor fechado ainda.

MÉDICOS FORMADOS NO EXTERIOR QUE CHEGAM ATÉ DOMINGO

Rio de Janeiro - 68
São Paulo - 47
Porto Alegre - 40
Brasília - 23
Recife - 19
Fortaleza - 18
Belo Horizonte - 16
Salvador - 13


Endereço da página:

Links no texto: