Folha de S. Paulo


Governo assina contrato de R$ 2,2 bi para captar mais água para SP

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) assinou nesta quarta-feira (21), o contrato de PPP (Parceria Público-Privada) para a criação do Sistema Produtor de Água São Lourenço. A obra pretende ampliar a capacidade de água tratada para a Região Metropolitana de São Paulo em 7% até 2018.

Serão captados 4,7 m3 de água por segundo, o equivalente, por exemplo, a 15% de toda a captação de água tratada do sistema Cantareira, que com a Guarapiranga abastece a cidade atualmente. Essa é a primeira iniciativa desse porte em 20 anos na região.

Segundo Alckmin, a expectativa é beneficiar, diretamente, 1,5 milhão de moradores de Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Santana do Parnaíba e Vargem Grande Paulista. A água virá do rio São Lourenço, em Juquitiba, divisa com Ibiúna a cerca de 70 km da capital.

"Esse sistema São Lourenço vai dar mais segurança, já prevê o crescimento da Metrópole e garante 4.100 litros por segundo a mais no sistema de água metropolitano. É uma PPP que é assinada agora, ela é de 25 anos e tem que estar funcionando em quatro anos," explicou Alckmin.

O investimento de R$ 2,21 bilhões será feito integralmente pela empresa vencedora da licitação, uma parceria da Andrade Gutierrez e Camargo Correa. A entrada em operação do sistema está prevista para 2018 e a expectativa é que sejam criados 2000 empregos diretos e indiretos.

ÁGUA ESTRANGEIRA

Pela primeira vez na história, será captada água fora da região metropolitana de São Paulo.

O projeto, que depende da destruição de 34 hectares de mata atlântica, inclui ainda a intervenção (sem desmate total) em 52 hectares de áreas de proteção permanente e a retirada de centenas de pessoas para garantir equilíbrio na distribuição de água para a Grande São Paulo até 2020.

Depois disso, a estatal vai ter de encontrar nova fonte de captação de água.


Endereço da página: