Folha de S. Paulo


Câmara de SP aprova pacote de obras viárias ao redor do Itaquerão

Vereadores de São Paulo aprovaram, na noite desta terça-feira, a construção de duas novas avenidas no entorno do Itaquerão (Arena Corinthians), em Itaquera, na zona leste da cidade. O pacote de obras também prevê o alargamento de outras vias importantes da região.

O projeto foi aprovado com 36 votos a favor e 3 contra, mas ainda deverá ser sancionado pelo prefeito Fernando Haddad (PT).

Toninho Vespoli (PSOL), que votou contra o projeto, disse que o dinheiro gasto na obra poderia ser investido em outras ações. "Por que a gente não pega esses R$ 400 milhões e utiliza para melhorar a vida das pessoas da região?"

Os vereadores que votaram a favor afirmaram que as obras são importantes para melhorar a infraestrutura da área para receber os jogos da Copa do Mundo de 2014, além de melhorar o tráfego de veículos na região após o campeonato. As melhorias na infraestrutura já estão em andamento e são feitas pela Dersa.

A negociação do terreno por onde passará uma das avenida foi feita entre vereadores e os donos da área. Eles prometeram ceder a área à cidade. O pedido foi aceito porque as obras valorizarão a área do terreno que ficará livre, aumentando o lucro dos proprietários.

O vereador José Police Neto (PSD) pediu para que a aprovação fosse feita em outro dia, pois queria garantir que a doação fosse feita. "Eu vou votar a favor do projeto, mas eu preferia esperar a doação ser efetivada para colocar a matéria em votação. Por que a pressa?", disse Neto, que preferiu não votar.

Já Paulo Frange (PTB) disse que só com a aprovação da lei as obras poderiam continuar. "As máquinas da Dersa estão paradas", disse o vereador. Ele afirmou que já existem documentos assinados pelos donos do terreno que garantem a doação. A cidade, segundo ele, vai economizar cerca de R$ 13 milhões com o acordo.


Endereço da página: