Folha de S. Paulo


Alckmin estuda instalar câmeras em todas unidades da Fundação Casa

Após a divulgação de imagens no "Fantástico", da TV Globo, em que agentes de uma das unidades do complexo Vila Maria da Fundação Casa espancavam internos, o governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) afirmou nesta segunda-feira (19) que estuda implementar câmeras em todas as unidades da entidade.

A ideia foi anunciada em um evento no qual o governo estadual anunciou o início da implementação do programa "Saúde para São Paulo", que inclui a informatização integral das unidades de saúde sob responsabilidade do Estado.

Questionado pela reportagem da Folha que medidas seriam tomadas contra os abusos relatados, Alckmin disse que "conversando com a diretora da Fundação Casa, há possibilidade de colocar câmeras em todoas as unidades".

Na ocasião, Alckmin qualificou como "inadmissíveis e absurdas" as condutas dos agentes públicos divulgadas em vídeo e defendeu a exoneração dos envolvidos.

DENÚNCIA

A sessão de espancamento na antiga Febem aconteceu em maio. Segundo o "Fantástico", as agressões aconteceram após uma tentativa de fuga, no centro de atendimento João do Pulo, que faz parte do complexo.

De acordo com as imagens, enquanto dois coordenadores de segurança agridem os garotos, um chefe dos dois assiste a tudo sem nada fazer. O diretor da unidade também não impediu a ação dos subordinados.

Quatro funcionários, entre eles o diretor da unidade, foram afastados após a veiculação do vídeo em que as agressões são mostradas.


Endereço da página:

Links no texto: