Folha de S. Paulo


Diretor é afastado após jovens serem espancados na Fundação Casa

Quatro funcionários, entre eles o diretor de uma das oito unidades do complexo Vila Maria (zona norte) da Fundação Casa, foram afastados após o programa "Fantástico" mostrar vídeos em que adolescentes da instituição são espancados por funcionários nas dependências da instituição.

Os servidores deram socos, tapas, chutes e cotoveladas nos jovens que estavam só de cuecas. Os adolescentes foram transferidos de unidade pela presidente da fundação, Berenice Gianella, depois que ela teve acesso às imagens da reportagem. A diretora disse que, se pudesse, "demitiria todos imediatamente por justa causa". Porém, as demissões só ocorrem depois de um processo administrativo com direito a defesa dos servidores.

32 internos da Fundação Casa continuam foragidos em SP
Após rebelião, 54 internos fogem da Fundação Casa em Itaquera (SP)

A sessão de espancamento na antiga Febem aconteceu em maio. Segundo o "Fantástico", as agressões aconteceram após uma tentativa de fuga, no centro de atendimento João do Pulo, que faz parte do complexo.

Segundo Ariel de Castro Alves, da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), em 18 anos de trabalho na área de infância, imagens de agressões como esta nunca foram mostradas antes.

De acordo com as imagens, enquanto dois coordenadores de segurança agridem os garotos, um chefe dos dois assiste a tudo sem nada fazer. O diretor da unidade também não impediu a ação dos subordinados.


Endereço da página:

Links no texto: