Folha de S. Paulo


Acusado por triplo homicídio, homem mais procurado do Japão é preso pela PF

A Polícia Federal prendeu na tarde desta quinta-feira o brasileiro Edilson Donizete Neves, 50, o homem mais procurado do Japão. Ele foi encontrado pelos policiais em um sítio na cidade de Bom Jesus da Cachoeira, em Minas Gerais.

Segundo a polícia, o homem não resistiu à prisão após ser abordado. Ele ficará na Superintendência da Polícia Federal e não será extraditado para o Japão por ser brasileiro.

Caçado pela Interpol renova carteira de habilitação em SP

Ele é acusado de estrangular e matar a namorada Sônia Ferreira Sampaio Misaki, 41, e os filhos dela, Hiroaki, 15, e Hiroyuki, 10. O crime ocorreu em 2006 na cidade de Shizuoka.

Um dia após as mortes, o homem viajou para o Brasil. Ele teria fugido do Japão para escapar da pena de morte naquele país. Desde então, o nome dele estava na Difusão Vermelha, e passou a ser o criminoso mais procurado pela polícia japonesa.

HABILITAÇÃO

No anopassado, a Folha revelou que Neves, procurado desde 2009 pela Interpol e pela Polícia Civil de São Paulo, renovou a carteira de habilitação em um posto da Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito), em Jandira (Grande São Paulo), em fevereiro de 2010.

Segundo apurou a reportagem, no dia em que Neves renovou a habilitação, o número do RG dele foi anotado, não se sabe se propositalmente, com dois zeros a mais. A Promotoria e a Corregedoria da Polícia Civil apuravam o fato.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública disse que um erro de digitação no cadastro com os números do documento Neves impossibilitou a Ciretran de detectar que ele era procurado pela Polícia Civil no dia em que renovou a carteira de habilitação.

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: