Folha de S. Paulo


Justiça condena homens que estupraram turista em van no Rio

Três homens acusados de estuprar uma turista americana dentro de uma van foram condenados quarta-feira pela Justiça do Rio a penas que variam de 21 anos e 7 meses a 49 anos e 3 meses.

Jovem estrangeira sofre abuso sexual dentro de van no Rio
Após estupro, prefeitura proíbe películas escuras nos vidros de vans no Rio

O crime aconteceu em março. A jovem e o namorado, um francês, ambos de férias no Rio, pegaram uma van em Copacabana para ir à Lapa. Quando passavam por um shopping em Botafogo, um dos réus anunciou o assalto.

Passageiros entregaram seus pertences e foram obrigados a descer da van. Só o casal permaneceu. Ao longo de seis horas, os dois sofreram violências. Ele foi espancado; ela, estuprada.

Em sua sentença, o juiz Guilherme Schilling Pollo Duarte condenou Jonathan Froudakis de Souza e Walace Aparecido Souza Silva a penas de 49 anos, 3 meses e 11 dias, cada um, pelos crimes de roubo, estupro e extorsão. Carlos Armando Costa dos Santos foi condenado a 21 anos e 7 meses de reclusão por estupro e extorsão.

De acordo com o juiz, a ação dos réus pode ser dividida "em três episódios distintos".

O primeiro, quando eles assaltam os passageiros; o segundo, quando estupram a turista; e o terceiro quando, após o crime sexual, obrigam a vítima e seu namorado a fornecerem a senha de seus cartões para que fizessem saques.

Segundo uma testemunha citada na decisão, os acusados ainda tentaram convencer um adolescente a também estuprar a vítima.

"A recusa em aderir ao propósito criminoso dos réus somente ocorreu porque as pessoas instigadas pelos acusados denotaram algum sentimento de piedade pelo estado lastimável em que a vítima já se encontrava", escreveu o juiz.

Os condenados podem recorrer da sentença. A Folha não conseguiu contato com seus advogados.


Endereço da página:

Links no texto: