Folha de S. Paulo


Depois de fechar ruas no centro, protesto contra a PM chega à praça Roosevelt

Manifestantes protestam na noite desta quinta-feira (15), no centro de São Paulo, contra a repressão da Polícia Militar.

O protesto interditou ruas da região central da capital paulista. Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), os manifestantes se reuniram na praça da Sé e deixaram o local por volta das 18h10 com destino à praça Franklin Roosevelt, também no centro.

Antes eles interditaram diversas ruas da região. A manifestação fechou completamente o trânsito do Viaduto do Chá e das ruas da Consolação, Augusta e Libero Badaró. As vias só foram liberadas quando o grupo chegou na praça Roosevelt, às 20h25.

A Polícia Militar disse que 150 pessoas participam do protesto.

O ato corre sem violência, com manifestantes gritando palavras de ordem como "que vergonha deve ser, bater em trabalhador para ter o que comer" à Polícia Militar. Eles também cantam "quem matou Ricardo? Foi a PM", em referência ao assassinato do auxiliar de limpeza Ricardo Ferreira Gama, que trabalhava no campus da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) em Santos.

Gama foi morto com cinco tiros no último dia 2. O crime aconteceu na esquina de sua casa, que fica perto do campus.

Estudantes da Unifesp acusam a PM de ter assassinado o funcionário. De acordo com alunos, Gama teria discutido com policiais militares um dia antes do crime, perto da universidade.


Endereço da página:

Links no texto: