Folha de S. Paulo


PM do Rio transfere comandante do Batalhão de Choque para o Bope

O comandante do Batalhão de Choque, o tenente-coronel Fábio Almeida de Souza, vai assumir o Bope (Batalhão de Operações Especiais) nos próximos dias. A nomeação foi publicada no boletim interno da corporação.

O militar vem sendo criticado por manifestantes e por grupos de direitos humanos pela sua atuação à frente do Choque durante os protestos nas ruas do Rio. Desde junho, quando começou a onda de manifestações na cidade, houve diversas situações de confronto entre policiais do batalhão e manifestantes, inclusive com feridos.

Após confrontos no Rio, Polícia Civil abre inquérito para apurar possíveis abusos da PM
Policiais entram em confronto na porta da delegacia
Em confronto, polícia detém 29 manifestantes

O comando da corporação não aponta o tenente-coronel Fábio de Souza como o responsável pelos supostos abusos praticados pelos policiais do Batalhão de Choque. Fábio de Souza havia deixado o Bope para assumir o Batalhão de Choque em 2011.

Ele era conhecido na corporação como "caveira" por ser um dos oficiais que fez o curso de operações especiais que habilita o policial militar a integrar a tropa de elite da PM do Rio.

Para o lugar do tenente-coronel no Batalhão de Choque foi nomeado o tenente-coronel Márcio Oliveira Rocha, que comandava o batalhão da Tijuca, na zona norte do Rio.

As nomeações foram os primeiros atos do novo comandante da PM do Rio, o coronel José Luís Castro Menezes. Nomeado há dez dias, ele substituiu o coronel Erir Ribeiro Costa Filho, exonerado na segunda-feira (5) depois de divergências com o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame.

A saída de Erir Filho ocorreu após ele e Beltrame discordarem da decisão do coronel de anistiar policiais que foram punidos com prisão administrativa, em quartéis, entre 4 de outubro de 2011 e sexta-feira passada. O perdão às punições foi revelado pela Folha no sábado.


Endereço da página:

Links no texto: