Folha de S. Paulo


Estudantes e funcionários realizam protesto em frente à reitoria da Unesp em SP

Estudantes e trabalhadores da Unesp realizam na manhã desta quinta-feira (15), em São Paulo, um protesto em frente à reitoria da universidade. Segundo a Polícia Militar, 150 pessoas entre funcionários e alunos participam do ato, na região central da capital.

O protesto começou por volta das 8h e a entrada da reitoria foi bloqueada por um cordão de isolamento PM. Os manifestantes chegaram a gritar palavras de ordem contra os policiais e bloquearam a rua Quirino de Andrade, sentido Anhangabaú. Até o momento não há o registro de confronto.

Delegados de estudantes e trabalhadores da Unesp estão reunidos desde às 8h30 com integrantes da reitoria. O Conselho Universitário está reunido para deliberar sobre as reclamações dos dois setores. Os alunos, por conta de o Diretório Central dos Estudantes ainda estar em fase de formalização, terão direito apenas à voz, e não a voto.

Na pauta de reivindicações os funcionários da universidade, que estão paralisados há mais de dois meses, está a isonomia salarial em relação aos trabalhadores da USP (Universidade de São Paulo).

Para que o protesto seja encerrado, os alunos exigem a criação de uma comissão paritária composta por funcionários, estudantes e professores na Unesp para discutir e elaborar políticas de permanência, como mais moradias estudantis e que sejam disponibilizadas mais bolsas de estudo.


Endereço da página: