Folha de S. Paulo


1 a cada 5 vítimas de acidentes com motos em SP consumiu álcool ou drogas

De cada cinco vítimas de acidentes com motos na cidade de São Paulo, uma consumiu álcool ou drogas antes de dirigir. O levantamento foi promovido pelo Hospital das Clínicas e divulgado nesta quinta-feira (15) pela Secretaria de Estado da Saúde.

Segundo a secretaria, durante três meses foram coletados dados de 326 vítimas em unidades hospitalares da zona oeste e também nos locais dos acidentes.

A pesquisa mostra que 21% dos acidentados consumiram álcool ou droga, sendo que 22 deles usaram álcool e 44 consumiram drogas. A cocaína foi o entorpecente mais utilizado.

O levantamento mostra ainda que 44% das vítimas tiveram lesões graves e 23% não tinham habilitação para dirigir. A secretaria diz ainda que a gravidade dos ferimentos foi maior nas vítimas sem habilitação: 67% delas tiveram lesões consideradas graves, enquanto entre as vítimas com habilitação esse índice foi de 43%.

A pesquisa revela que, apesar de 90% das vítimas usarem capacetes, apenas 22,7% usavam botas e só 18,1%, jaquetas. Do total de vítimas avaliadas, 55% já tinham sofrido acidentes anteriores e 18% foram internadas anteriormente em razão de acidentes.

Segundo a pesquisa, a maioria das vítimas (92%) são homens com idade média de 29,7 anos. Entre os acidentados, 62% tem renda de um a três salários mínimos e 73% usam a motocicleta para transporte e apenas 23% para o trabalho.


Endereço da página: