Folha de S. Paulo


Vendaval paralisa balsa entre Ilhabela e São Sebastião por vinte horas

A maré alta, o vento forte e o mar revolto fez com que o serviço de balsas para a travessia entre São Sebastião e Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, ficasse suspenso por vinte horas. A travessia foi suspensa ontem às 10h20 e só foi retomado na manhã desta quinta-feira (15), às 6h50.

Segundo a Dersa, que administra a balsa, essa pausa na travessia é algo é relativamente porque depende das condições climáticas. O funcionamento da balsa é baseado em uma norma da Capitania dos Portos, que libera a operação com ventos de até 21 nós (37,8 km/h).

Ontem, os ventos chegaram a atingir velocidades de 44 nós, equivalente a 79,2 km/h.

A empresa ressaltou que essas paradas geralmente duram cerca de duas horas. Entretanto, no dia 26 julho deste ano, as balsa ficaram impedidas de fazer a travessia das 11h50 de uma quinta-feira e só voltaram a funcionar às 7h do dia seguinte --quase 19 horas.

ABRIGOS

As prefeituras de São Sebastião e Ilhabela prepararam abrigos para as pessoas que não conseguiram fazer a travessia entre os dois municípios por causa da paralisação da balsa. Em São Sebastião, o Teatro Municipal foi preparado com lanches e cobertores para quem precisou passar a noite.

Em Ilhabela, uma área próxima à entrada para o embarque na balsa foi preparada para a pernoite dos usuários. Havia lanches, bancos e banheiros para cerca de 20 pessoas que passaram a noite.

Tanto a Defesa Civil de Ilhabela quanto de São Sebastião não registraram outros incidentes por conta do vendaval que atingiu a região ontem.


Endereço da página: