Folha de S. Paulo


Arma é só para esporte, diz pai de adolescente campeão de tiro

"Ele nunca brincou de polícia e bandido. Tiro, para nós, é um esporte com regras e segurança acima de tudo", diz Márcio Araújo, pai e instrutor do estudante Márcio Gabriel Caplan, 15, campeão panamericano de tiro prático.

Atirador mais jovem do país, Biel, como é conhecido, concorre com adultos e tem mais de 60 troféus no Brasil e no exterior.

Treinado pelo pai, o jovem de Manaus começou a atirar profissionalmente aos 10 anos, quando obteve autorização da Justiça para praticar o esporte com armas de fogo.

O pai conta que Biel já usava armas de pressão aos três anos, mas nunca teve uma pistola de brinquedo. "Não entendemos a arma como artigo de segurança. Ela é uma ferramenta esportiva", diz.

Pai de um casal de adolescentes, Emerson Barduk, 41, conta que os filhos começaram a treinar com carabinas de ar comprimido (como aquelas que jogam tinta) quando tinham oito anos. Barduk é guarda civil há 11 anos e dá aulas de tiro desde 2003.

"Eles nunca pegaram em armas sem minha autorização. Deixo a pistola numa gaveta trancada ao lado da cama. Só eu e minha mulher sabemos onde fica a chave."


Endereço da página: