Folha de S. Paulo


Fim de semana foi o mais quente do inverno em São Paulo

São Paulo teve o fim de semana mais quente deste inverno, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). No sábado (3), a capital paulista registrou a temperatura mais alta da estação: 29,9°C, por volta das 15h, em Santana, na zona norte da cidade. No domingo (4), a temperatura máxima foi de 28,3°C, a segunda mais alta da estação, registrada entre as 14h e as 15h.

O clima seco persistiu. A Defesa Civil colocou toda a cidade mais uma vez em estado de atenção devido à baixa umidade do ar, que ficou ligeiramente abaixo dos 30%.

Entre os 20% e 12%, é o chamado estado de alerta. Níveis abaixo de 12% significam estado de emergência, que traz riscos sérios à saúde.

Além de dificuldade respiratória, ressecamento das mucosas, tosse e sangramento no nariz, o tempo seco provoca ainda irritações e secura nos olhos, vermelhidão e sensação de areia na vista, entre outros sintomas

As autoridades recomendam que as pessoas evitem praticar exercícios físicos ao ar livre entre as 11h e as 15h, além de usar vaporizadores, toalhas molhadas e outros métodos para umidificar os ambientes.

O tempo seco, no entanto, não intimidou o paulistano, que aproveitou a trégua nos dias frios para lotar os parques e as atividades ao ar livre da cidade.

PREVISÃO

Os dias secos devem continuar. Mas, segundo Franco Villela, meteorologista do Inmet, a umidade relativa do ar deve ter uma leve melhora, já a partir desta segunda-feira (5).

"Atualmente estamos com o vento noroeste, que está bem seco. O vento já deve virar, trazendo um ar um pouco mais úmido. Deve haver uma ligeira melhora", diz ele.


Endereço da página:

Links no texto: