Folha de S. Paulo


SP volta a ficar em estado de atenção por causa do tempo seco

A cidade de São Paulo voltou a entrar em estado de atenção na tarde desta sexta-feira por conta da baixa umidade relativa do ar. Esse é o quinto dia seguido em que isso acontece.

Por volta das 13h, quando a Defesa Civil colocou a cidade em atenção, a umidade média da cidade era de 28%. Esse foi o índice médio mais baixo do dia. Apesar disso, algumas estações chegaram a registrar índice ainda menor, como a do aeroporto de Congonhas (24%), do aeroporto Campo de Marte (26%) e do bairro de Campo Limpo (26%).

Confira o índice UV em 27 cidades
Confira a previsão do tempo para sua cidade

Segundo estudo da Unicamp, índices de umidade relativa do ar inferiores a 30% caracterizam estado de atenção; de 19% a 12%, estado de alerta; e abaixo de 12%, estado de emergência. O deserto do Saara registra em média umidades entre os 10% e 15%.

Além da capital paulista, vários outros municípios também registraram umidade baixa nesta sexta-feira. Segundo dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), os índices mais baixos ocorreram em Barretos (16%), Pradópolis (19%), Jales (20%) e Franca (21%).

Como consequência do tempo seco, algumas pessoas podem sofrer ressecamento de mucosas do nariz e da garganta, sangramento no nariz, ter tosse, dificuldade para respirar, rinite e crises de asma e irritação dos olhos por ressecamento, com vermelhidão e sensação de areia nos olhos, entre outros sintomas.

Com umidade abaixo dos 30%, as recomendações são evitar exercícios físicos ao ar livre das 11h às 15h e umidificar o ambiente por meio de vaporizadores, toalhas molhadas ou recipientes com água. A Defesa Civil também orienta permanecer em locais protegidos do sol e consumir bastante água.

Amanhã (3), a Grande São Paulo continua a ter predomínio de sol e a umidade do ar voltará a ficar baixa. Os termômetros marcarão entre 13ºC e 29ºC e umidade poderá ficar em torno 20%. Já no domingo (4), uma frente fria chega e a nebulosidade pode ter um ligeiro aumento. A temperatura, porém, aumenta pouco.

Adriano Vizoni - 08.mai.13/Folhapress
Vista da cidade de São Paulo em dia de sol e tempo seco; baixa umidade do ar fez a Defesa Civil colocar município em atenção
Vista da cidade de São Paulo em dia de sol e tempo seco; baixa umidade do ar fez a Defesa Civil colocar município em atenção

Endereço da página:

Links no texto: